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ALUNOS

 

Manual do Aluno - UTFPR Câmpus Apucarana

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REMATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2017

Processo de Matrícula para Veteranos - 1º Semestre de 2017. 

Instrução Normativa 01/12 – PROGRAD - Matrícula

Instrução Normativa 01/2013 – PROGRAD - TCC


HORÁRIO 1º SEMESTRE/2017 

Horário Diurno e Noturno 2017-1


Código das Disciplinas e Turmas Especiais 2017-1

 

CALENDÁRIO 

Calendário Acadêmico 2017.

Calendário Acadêmico Completo 2017.


REGULAMENTO DISCIPLINAR CORPO DISCENTE - VERSÃO 2015

 

REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR - VERSÃO 2016

 

PROCEDIMENTOS DO DEPARTAMENTO DE REGISTROS ACADÊMICOS - DERAC: 

Horário de atendimento: 9h às 21h  -  Bloco A  -  Telefone: (43) 3162 1240  -  E-mail: derac-ap@utfpr.edu.br


Requerimento de cancelamento de matrícula/desistência de curso para candidatos que não confirmaram a permanência em um dos dois primeiros dias de aula.

Formulário

Se o requerimento não for protocolado pessoalmente e presencialmente, é necessário reconhecer firma da assinatura em cartório e enviar o requerimento original por SEDEX com AR para:

     A/C DERAC - Departamento de Registros Acadêmicos

     Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

     Câmpus Apucarana

     Rua Marcílio Dias, 635 - Jardim Paraíso - CEP 86812-460 - Apucarana - PR

 

2ª Via de Crachá

    • Em se tratando de furto ou roubo, apresentar o B.O. - Boletim de Ocorrência e fazer o requerimento no DERAC (sem custo).
    • Para alterar a validade,  entregar o crachá vencido no DERAC e solicitar a renovação mediante requerimento (sem custo).
    • No caso de perda do crachá, adotar o procedimento para emissão de GRU:

Link para emissão da GRU

Ao acessar o link seguir o procedimento:

1º) Câmpus: Apucarana;

2º) Tipo de Arrecadação: DERAC/Secretaria;

3º) Código de Recolhimento: Crachá de identificação de aluno - a partir da 2ª via;

4º) Preencher CPF, nome e valor (R$ 10,00);

5º) Pagar no Banco do Brasil;

6º) Trazer no DERAC a Guia de Recolhimento da União e o comprovante de pagamento para requerer a 2ª via. 

 

Convalidação (Prazo para requerimento: 13/03 – 28/04/17)

Formulários: Requerimento e Anexo

Documentos comprobatórios necessários (trazer originais e cópias):

  • Para disciplinas de outra Instituição ou de outro Câmpus da UTFPR: histórico escolar e planos de ensino das disciplinas cursadas, com assinatura e carimbo do servidor responsável pela emissão dos documentos. 
  • Para disciplinas do Câmpus Apucarana da UTFPR: solicitar a emissão do histórico escolar no momento de requerer a convalidação. 

 

Exame de Suficiência (Prazo para requerimento: 13/03 – 31/03/17)

Formulários: Requerimento e Autorização do Professor da Disciplina

Documentos necessários para comprovar o conhecimento na área a qual pretende realizar a prova (trazer originais e cópias):

  • Carteira de trabalho (páginas da CTPS: frente e verso da identificação e do contrato de trabalho pertinente à disciplina objeto do exame).
  • E/ou declaração da empresa, com carimbo e assinatura do responsável legal, na qual expresse a função exercida.  
  • Ou certificado e histórico de curso pertinente à área de conhecimento. 


Procuração

 Clique aqui para salvar o modelo.

 

Requerimentos 

Se o requerimento não for protocolado pessoalmente e presencialmente, é necessário reconhecer firma da assinatura em cartório e enviar o requerimento original por SEDEX com AR para:

     A/C DERAC - Departamento de Registros Acadêmicos

     Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

     Câmpus Apucarana

     Rua Marcílio Dias, 635 - Jardim Paraíso - CEP 86812-460 - Apucarana - PR


    • Requerimento: PDF.
    • 2ª chamada de prova: PDF.
    • Atividades acompanhadas: PDF.
    • Formulário com autorização para terceiro retirar documentação (plano de ensino e histórico):  PDF ou WORD.  Prazo para emissão de planos de ensino: 15 dias.

 

Requerimento: Afastamento para Estudos no Exterior, Trancamento ou Desistência de Curso

 

Orientações para envio por SEDEX com AR:

 

        •   No envelope deverá conter: 
            • Requerimento; 
            • Crachá; 
            • E cópias de mensagens de e-mail de 03 (três) departamentos do Câmpus.


            Detalhamento do procedimento


1) Requerimento original com firma reconhecida;

Requerimento: Formulário em PDF


2) Para comprovar a situação de inexistência de débitos/pendências, o aluno deverá enviar e-mail para os Departamentos a seguir mencionados, informar que vai requerer trancamento ou desistência de curso e solicitar a verificação de pendências. Quitar débitos e resolver pendências nesses departamentos antes de apresentar o requerimento ao DERAC.

Departamentos:

2.1) Biblioteca (debib-ap@utfpr.edu.br)

2.2) Serviço Social/NUAPE/DIRAE (nuape-ap@utfpr.edu.br)

Obs.: Em caso de cancelamento/desistência preencher este formulário e encaminhar para o e-mail do NUAPE.

2.3) Coordenador do Curso:

Engenharia Civil: Luiz Antonio Farani De Souza (lasouza@utfpr.edu.br)

Engenharia Elétrica: Rogério Marcos da Silva (rogeriom@utfpr.edu.br)

Engenharia Química: Juliana Guerra Sgorlon (julianasgorlon@utfpr.edu.br)

Engenharia Têxtil: Fábia Regina Gomes Ribeiro (fabiaribeiro@utfpr.edu.br)

Licenciatura em Química: Elton Guntendorfer Bonafe (eltonbonafe@utfpr.edu.br)

Técnico em Modelagem do Vestuário: Rogers Caparroz (rogers@utfpr.edu.br)

Tecnologia em Design de Moda: Gisely Andressa Pires (giselypires@utfpr.edu.br)

Tecnologia em Processos Químicos: Ana Maria Ferrari Lima (analima@utfpr.edu.br) 


Nesse sentido, deverá conter no envelope as cópias impressas dos e-mails com as respostas destes departamentos.

Para acompanharmos a solicitação, por favor, encaminhe essas mensagens para derac-ap@utfpr.edu.br. 

      

Endereço para envio por SEDEX com AR:

     A/C DERAC - Departamento de Registros Acadêmicos

     Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

     Câmpus Apucarana

     Rua Marcílio Dias, 635 - Jardim Paraíso - CEP 86812-460 - Apucarana - PR

 

 A solicitação será registrada somente após o cumprimento de todas as etapas do procedimento.


Observações quanto ao trancamento de curso:

  1. Durante o período de trancamento de curso, que varia de 1 a 4 semestres, o aluno não poderá acessar o Portal do Aluno, tendo em vista que poderá ocorrer o destrancamento automático.
  2. PARA RETORNAR ÀS AULAS: O discente fará a rematrícula de veteranos no Portal do Aluno no ano e semestre no qual pretende retornar às aulas. Na etapa "ajuste/confirmação de matrícula",  é necessário que pelo menos 1 (uma) disciplina esteja com a situação "VAGA GARANTIDA", caso contrário, a situação de matrícula será "desistente por falta de matrícula".
  3. Se após a rematrícula, em pelo menos 1 (uma) disciplina com vaga garantida na fase do ajuste e confirmação, não for alterada a situação para "regular", informar ao Departamento de Registros Acadêmicos, que fará a correção.
  4. TRANCAMENTO DURANTE O RECESSO ACADÊMICO: Para solicitar o trancamento total da matrícula durante o período de recesso acadêmico, o aluno deverá fazer a rematrícula para veteranos para manter vínculo com a UTFPR. Nesse sentido, no período de ajuste e confirmação, é necessário que pelo menos 1 (uma) disciplina esteja com a situação "VAGA GARANTIDA", caso contrário, a situação de matrícula será "desistente por falta de matrícula", assim, não poderá realizar trancamento. Após essa etapa, enviar o requerimento com a documentação exigida, conforme o procedimento acima mencionado.

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