Concurso de Moda

Acadêmicos da UTFPR-AP são premiados no Apucarana Fashion Day

Foi realizada, no último dia 16, a segunda edição do Apucarana Fashion Day – AFD 2016, evento organizado pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (SIVALE), em parceria com o Câmpus Apucarana da UTFPR, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), entre outras empresas e instituições da região.

O evento tem o objetivo de divulgar todo o potencial de produção de moda das empresas e profissionais da área de Apucarana e região, além de possibilitar um maior contato entre empresários, lojistas e a comunidade.

Em sua primeira edição, no ano de 2015, o Apucarana Fashion Day contou com a participação de doze empresas, além de alunos do curso de Design de Moda da UTFPR e das integrantes do Laboratório de Criação de Moda (Lacrimo).

Neste ano, com o tema “Da origem ao luxo. Uma viagem cultural através do jeans wear”, treze empresas participaram do evento, apresentando suas principais tendências em roupas e acessórios, além do grupo Lacrimo, que realizou um desfile de looks conceituais e comerciais produzidos por suas integrantes.

Assim como no ano anterior, o talento dos alunos do curso de Design de Moda do Câmpus Apucarana foi destaque no concurso realizado durante o AFD. O acadêmico Jean Carlos Cardoso Fantucci foi o grande vencedor do concurso e recebeu o prêmio de R$ 500,00. Além dele, as alunas Cintian Lourdes Villar Leichtweis, Giovanna Sitta e Mariângela Silveira Beanchim também participaram do concurso, apresentando dois looks próprios, sendo um conceitual e um comercial.

Jean Carlos, que está cursando o 6º período de Design de Moda, explica que se inspirou nas origens do blue jeans para criar suas peças. “Por ser um tecido grosso e resistente, oferecia uma maior proteção para os trabalhadores em locais de mineração. Por isso, foram incluídos nos looks equipamentos de segurança, como o capacete e óculos, além dos brincos feitos com carvão”.

Além dessa inspiração, o estudante ressalta a importância dos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso no desenvolvimento de seus trabalhos, principalmente nas disciplinas que trabalham na área de criação, história da moda e desenho.

Para Jean, é importante que os acadêmicos participem de concursos, como o Apucarana Fashion Day, pois, além de ampliar o portfólio e abrir portas no mercado de trabalho, auxilia a divulgar a Universidade e o que está sendo produzido dentro do curso para a comunidade externa. “Quando eu decidi que iria fazer Moda e fui fazer a inscrição, estava em dúvida entre três Instituições. Então, pesquisando na internet, eu vi notícias de alunos da UTFPR, como Carlos e Alberani, que participaram e foram premiados em diversos concursos de moda. Isso me incentivou a querer conhecer melhor o que era oferecido no curso e escolher estudar na UTFPR”.

A aluna Cintian Villar, que foi segunda colocada no concurso, também afirma que a participação em atividades como essa, além de contribuir com a experiência e a ampliação de seu portfólio, permite conhecer melhor sua própria capacidade de criação. “Achei muito interessante (participar do concurso), em especial pela experiência da criação e do desfile, e para poder verificar o meu nível (de conhecimento na área) e no que eu posso melhorar”. “Por ainda estar na metade do curso, conseguir ficar em segundo lugar na primeira vez que eu participo de um concurso, foi muito importante para mim e para a minha carreira”, complementa.

A estudante explica que encontrou sua principal inspiração no trabalho da renomada estilista Coco Chanel e buscou trazer o estilo característico de seus acessórios para a moda jeans, apostando em trabalhos manuais, como o bordado.

“Divulgar nas redes sociais (as fotos e o resultado do concurso), pode parecer uma coisa pequena, mas gera um reconhecimento, percebemos que as pessoas estão vendo nosso trabalho, estão nos acompanhando. Principalmente para nós que não somos da região, concursos como esse nos ajudam a aparecer e divulgar o nosso trabalho, colocando o nome da UTFPR e o nosso nome em destaque como profissionais nessa área”, ressalta Cintian.

A Direção-Geral do Câmpus Apucarana e a coordenação do curso de Design de Moda parabenizam os alunos que participaram do concurso e todos os envolvidos na organização de mais essa edição do Apucarana Fashion Day.

Atualizado em 30/09/2016
ASCOM-AP