Reitoria

Novos gestores da UTFPR tomam posse em sessão solene do Conselho Universitário
Reitoria

Os novos gestores da UTFPR: Vanessa Ishikawa e Luiz Alberto Pilatti (Foto: Decom/UTFPR)

O Conselho Universitário da UTFPR (Couni) realizou nesta sexta-feira (21), no Miniauditório do Câmpus Curitiba, a sessão solene de transmissão do cargo de reitor ao professor Luiz Alberto Pilatti e de posse da vice-reitora, Vanessa Ishikawa Rasoto. Os novos gestores assumem a direção da Universidade para o quadriênio 2016-2020 após vencerem a pesquisa eleitoral realizada junto à comunidade acadêmica no último mês de maio.

Em seu discurso de posse, Pilatti destacou alguns eixos estruturantes que guiarão sua gestão: identidade como universidade tecnológica, qualidade e unidade do sistema UTFPR, internacionalização do ensino e, principalmente, forte relacionamento com o setor produtivo. "Toda universidade tecnológica no mundo hoje tem como característica primeira a aproximação com o setor produtivo. E avançar nesse processo é absolutamente necessário", pontuou.

A nova vice-reitora, também em seu discurso, afirmou que ocupar o cargo, além de ser uma honra, é também um grande desafio: "uma honra por a UTFPR ser patrimônio do povo brasileiro e, especialmente do nosso povo paranaense. Um desafio, pois dentre os compromissos assumidos, destaca-se a defesa da nossa Instituição e porque acredito firmemente no conceito de universidade ampliada, relacionado com a liberdade, a transparência e a democracia; com estímulo do livre desenvolvimento do ser humano para o saber e para a cidadania".

Em uma espécie de balanço da sua gestão, o agora ex-reitor Carlos Eduardo Cantarelli destacou a expansão da Universidade em diversos aspectos como, por exemplo, a quantidade de cursos e alunos, orçamento, qualificação dos servidores e estrutura física. "Foi um período de muito planejamento, muito trabalho e que permitiu o fortalecimento do nosso modelo como universidade tecnológica em nosso País", ressaltou. A cerimônia de transmissão do cargo foi acompanhada por membros e autoridades da comunidade acadêmica.

Os novos gestores

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Luiz Alberto Pilatti é docente da UTFPR desde 1995. Pertence à carreira de professor titular e atua nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Ensino de Ciência e Tecnologia, além de ser bolsista produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Vanessa Ishikawa também é professora titular da UTFPR. É doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduada em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE). Desde 1998 é professora do Câmpus Curitiba, onde atua desde o curso técnico até o Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública.

Publicado em 21/10/2016