Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Reitoria

Novos gestores da UTFPR tomam posse em sessão solene do Conselho Universitário
Reitoria

Os novos gestores da UTFPR: Vanessa Ishikawa e Luiz Alberto Pilatti (Foto: Decom/UTFPR)

O Conselho Universitário da UTFPR (Couni) realizou nesta sexta-feira (21), no Miniauditório do Câmpus Curitiba, a sessão solene de transmissão do cargo de reitor ao professor Luiz Alberto Pilatti e de posse da vice-reitora, Vanessa Ishikawa Rasoto. Os novos gestores assumem a direção da Universidade para o quadriênio 2016-2020 após vencerem a pesquisa eleitoral realizada junto à comunidade acadêmica no último mês de maio.

Em seu discurso de posse, Pilatti destacou alguns eixos estruturantes que guiarão sua gestão: identidade como universidade tecnológica, qualidade e unidade do sistema UTFPR, internacionalização do ensino e, principalmente, forte relacionamento com o setor produtivo. "Toda universidade tecnológica no mundo hoje tem como característica primeira a aproximação com o setor produtivo. E avançar nesse processo é absolutamente necessário", pontuou.

A nova vice-reitora, também em seu discurso, afirmou que ocupar o cargo, além de ser uma honra, é também um grande desafio: "uma honra por a UTFPR ser patrimônio do povo brasileiro e, especialmente do nosso povo paranaense. Um desafio, pois dentre os compromissos assumidos, destaca-se a defesa da nossa Instituição e porque acredito firmemente no conceito de universidade ampliada, relacionado com a liberdade, a transparência e a democracia; com estímulo do livre desenvolvimento do ser humano para o saber e para a cidadania".

Em uma espécie de balanço da sua gestão, o agora ex-reitor Carlos Eduardo Cantarelli destacou a expansão da Universidade em diversos aspectos como, por exemplo, a quantidade de cursos e alunos, orçamento, qualificação dos servidores e estrutura física. "Foi um período de muito planejamento, muito trabalho e que permitiu o fortalecimento do nosso modelo como universidade tecnológica em nosso País", ressaltou. A cerimônia de transmissão do cargo foi acompanhada por membros e autoridades da comunidade acadêmica.

Os novos gestores

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Luiz Alberto Pilatti é docente da UTFPR desde 1995. Pertence à carreira de professor titular e atua nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Ensino de Ciência e Tecnologia, além de ser bolsista produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Vanessa Ishikawa também é professora titular da UTFPR. É doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduada em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE). Desde 1998 é professora do Câmpus Curitiba, onde atua desde o curso técnico até o Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública.

Publicado em 21/10/2016