Você está aqui: Página Inicial Apucarana Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2016 Relações Internacionais

Relações Internacionais

UTFPR recebe comitiva portuguesa e assina acordos para dupla diplomação
Relações Internacionais

Reunião entre corpo diretivo da UTFPR e membros do CCISP (Foto: Decom)

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) recebeu nesta quarta-feira, dia 21, uma comitiva do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) para assinatura de acordos de dupla diplomação. Faziam parte da comitiva portuguesa representantes dos Institutos Politécnicos de Santarém, Setúbal, Tomar, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Portalegre, do Cávado e do Ave, Viana do Castelo, Viseu, e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Estoril.

Durante a reunião, foram assinados três documentos: Acordo de Cooperação geral com o Instituto Politécnico de Castelo Branco; Termo de Cooperação para Dupla Diplomação com o Instituto Politécnico de Setúbal; e Termo Específico para Programa de Dupla Diplomação entre o Câmpus Pato Branco e os Institutos Politécnicos de Bragança, Cávado e do Ave e Viana do Castelo, com foco para a área de contabilidade.

"É um momento muito importante para avançarmos não só nos projetos que nós temos, mas de projetos novos e inovadores. Os resultados das parcerias estão acontecendo muito rápido. A UTFPR teve como primeiro parceiro histórico a Alemanha, na sequência a França e agora Portugal, que tem se tornado muito rapidamente o parceiro mais importante com ações concretas", destacou o reitor Luiz Alberto Pilatti.

Para o professor Armando Pires, presidente CCISP, a "vocação tecnológica é o que nos faz diferentes, nem pior, nem melhores, mas diferentes. E encontramos na UTFPR uma instituição com alma gêmea nessa vocação".

O CCISP

O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos de Portugal (CCISP), criado em 1979, é o órgão de representação conjunta dos estabelecimentos públicos de ensino superior politécnico portugueses. O Conselho é composto pelos institutos superiores politécnicos, através do seu presidente, bem como as escolas superiores não integradas, através do seu diretor ou presidente, e tem por competências pronunciar-se sobre todas as matérias relacionadas com este sistema de ensino, não só no plano legislativo, mas também no plano orçamental, dando, ainda, a sua contribuição no desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da cultura.

Atualizado em 26/09/2016