Você está aqui: Página Inicial Apucarana Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2016 Tecnologia: Universidade lança projeto para versão mobile do Portal do Aluno

Tecnologia: Universidade lança projeto para versão mobile do Portal do Aluno

A Diretoria de Gestão da Comunicação da UTFPR lançou nesta sexta-feira, 16, o projeto 'Aplicação para Dispositivos Móveis para o Portal do Aluno', que tem por objetivo desenvolver uma versão mobile do Portal do Aluno, página que reúne dados e serviços acadêmicos, a partir de aplicativos já desenvolvidos por alunos da Universidade.

O projeto tem como base os aplicativos 'UTFApp' e 'Aluno UTF'. Segundo o reitor Luiz Alberto Pilatti, a ideia é apoiar conhecimentos já existentes e aproveitar competências de forma compartilhada. "Não podemos, hoje, deixar de atender às necessidades da nossa comunidade tendo a qualificação do corpo técnico e dos nossos professores e alunos", destaca. Os dispositivos foram desenvolvidos, respectivamente, pelos alunos de Engenharia de Computação (Câmpus Curitiba) André Fedalto, Felipe Tissot e Arthur Martins, sob orientação do professor Leandro Almeida; e pelo acadêmico de Engenharia de Software (Câmpus Dois Vizinhos) Reinaldo Fernandes, com orientação da professora Marisângela Brittes.

"Isso que está acontecendo é muito importante porque dá pra ver que traz resultados. O aluno produz e a Universidade vê que isso é importante e une tudo, o que traz uma sensação muito maior de propriedade. A Universidade é minha e não estou só fazendo uso do que está aqui", comenta André Fedalto, um dos integrantes da equipe UTFApp.

Além de unificar os serviços em uma só plataforma, o projeto também visa resguardar a segurança dos dados pessoais e acadêmicos dos usuários. A versão mobile do Portal do Aluno será desenvolvida por estudantes bolsistas e voluntários, abrigados no Laboratório de Projetos em Tecnologia da Informação, sob coordenação do professor Leandro Almeida. A nova plataforma deve ser entregue no segundo semestre de 2017.

Atualizado em 20/09/2016