Você está aqui: Página Inicial Apucarana Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2017 Costurando uma moda inclusiva

Costurando uma moda inclusiva

Costurando uma moda inclusiva

Foto: Sérgio Rodrigo (Tribuna do Norte)

Originado da parceria entre o curso de Design de Moda do Câmpus Apucarana da UTFPR (CODEM), a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana e o grupo de mães da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o projeto "Moda Inclusiva" foi criado visando a capacitação das mães na confecção de roupas funcionais.

Coordenado pelos professores Nélio Pinheiro e Patrícia Almeida, o projeto de extensão atende, atualmente, 17 mulheres do grupo de mães da APAE de Apucarana, e seu objetivo é preparar as mães para criar peças de vestuário funcionais e ergonomicamente projetadas para pessoas com necessidades especiais, além de visar o desenvolvimento de uma grife de moda inclusiva própria.

Uma das participantes da ação, a dona de casa Marly de Godoy, cujo filho possui Síndrome de Down, afirmou estar muito feliz em poder participar do curso. "Sempre tive dificuldade para encontrar roupas para meu filho. A numeração que tem no mercado não corresponde às medidas e forma física dele. Agora, aprendendo à costurar, eu mesma vou poder confeccionar as roupas dele", explica.

De acordo com a assistente social Grasiele Gracioli Moreira Belino, que é a responsável técnica pelo projeto na APAE, as ações propostas para o grupo de mães trarão inúmeros benefícios para as famílias. "Elas podem compartilhas cultura, vivências e experiências, sempre priorizando o incentivo à autonomia dupla, ou seja, cuidador e pessoas com deficiências", afirma.

Ações do documento