Você está aqui: Página Inicial Apucarana Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2017 Docentes registram patente de modelo

Docentes registram patente de modelo

No último mês, a UTFPR realizou o depósito do pedido de patente de um modelo de utilidade, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em regime de co-titularidade com a Universidade Estadual de Maringá - UEM.

O modelo, intitulado “Utilização do Catalisador Bifuncional Pt/Al-SBA-15 na hidroisomerização de resíduos pesados provenientes da síntese de fischer-tropsch”, é fruto de uma parceria entre o docente Murilo Pereira Moisés, da Coordenação do Curso de Licenciatura em Química do Câmpus Apucarana, com o professor Dr. Pedro Augusto Arroyo, da UEM, e sua aluna de doutorado Elciane Zanatta, que também é professora do Câmpus Medianeira da UTFPR.

De acordo com Murilo, sendo um processo que diminui os custos de produção na indústria do petróleo, “há um grande interesse do setor industrial nesta tecnologia, principalmente aqueles que dedicam-se à produção de lubrificantes de alto desempenho. A minha parceria com o professor Pedro já rendeu três depósitos de patentes e várias artigos científicos, publicados em revistas internacionais”.

Este depósito de patente de modelo de utilidade refere-se ao uso do catalisador bifuncional Pt/Al-SBA-15, na reação de hidroisomerização dos resíduos pesados (n-C16) provenientes da Síntese de Fischer – Trospch. Estes produtos isomerizados servem como base para lubrificantes de última geração e alto desempenho.

“O desenvolvimento experimental comprovou eficiência no processo de obtenção de isômeros mono-ramificados centrais a cadeia de n-parafinas com elevada seletividade. O catalisador apresentou uma seletividade relativa ao isômero 7-metil-pentadecano de 43%, permanecendo praticamente constante com o tempo de reação, resultado inédito. Além disso, o catalisador Pt/Al-SBA-15 apresenta uma pequena seletividade a produtos craqueados, fato desejável, pois maximiza produtos de alto valor agregado”, explica Murilo.

Atualizado em 07/07/2017
ASCOM-AP

Ações do documento