Pós-Graduação

Câmpus realiza Aula Inaugural do curso de Especialização em Engenharia Digital e Tecnologia BIM

No último dia 26 de maio, foi realizada a Aula Inaugural do curso de Especialização em Engenharia Digital e Tecnologia BIM. O evento, realizado no auditório da regional Apucarana do CREA-PR, contou com a presença de profissionais de diversas regiões do Paraná e Santa Catarina, interessados no tema, em razão do curso oferecido pelo Câmpus Apucarana da UTFPR ser o único em instituições públicas no Paraná.

Em sua palestra de abertura, intitulada “BIM - Metodologia e tecnologia para aumentar a produtividade no setor da construção civil”, o professor Sérgio Scheer explicou mais sobre o tema e apresentou informações sobre o novo curso do Câmpus Apucarana.

Segundo o coordenador do curso, professor Fábio Freire, “o desenvolvimento estratégico do Câmpus Apucarana sempre teve foco na formação de pessoal qualificado para atuação nas áreas de tecnologia e afins, em diversos níveis de formação. Muito embora a Instituição venha crescendo de maneira acelerada na sua capacidade de formação profissional especializada, oferecendo diversos cursos de graduação nas áreas das engenharias, visando suprir a demanda de profissionais na área de tecnologia, há ainda espaço e necessidade de oferecer novas oportunidades de qualificação profissional”.

O Curso de Pós-Graduação em Engenharia Digital e Tecnologia BIM tem a duração de dois anos e objetiva capacitar profissionais habilitados a aplicar conceitos adquiridos ao longo do curso de pós-graduação em sua vida profissional, desenvolvendo um espírito crítico e ético na tomada de decisões, possuindo capacidade de trabalhar individualmente e principalmente em equipe, desenvolvendo soluções criativas para problemas de engenharia, participando ativa e positivamente em projetos de caráter multidisciplinar, dando assim uma contribuição significativa para a sociedade em sua área de atuação profissional.

A filosofia de ensino-aprendizagem a ser adotada no curso de Engenharia Digital e Tecnologia BIM permitirá aos profissionais da Engenharia Civil e áreas afins utilizar uma poderosa metodologia de modelagem tridimensional, que vai além da simples maquete eletrônica da edificação.

“O BIM é um processo integrado para explorar digitalmente as características físicas e funcionais chave de uma edificação antes de ser construída, ajudando a concluir os projetos mais rapidamente, evitando erros na obra e no planejamento. BIM não é um software, é um conceito vinculado ao ciclo de vida do edifício virtual. Existem softwares vinculados às várias disciplinas de projeto, que fazem a modelagem do edifício e a saída da documentação 2D. No processo de BIM, todos são beneficiados de alguma maneira: o incorporador, por ter um fluxo de obra mais contínuo, com produtividade e qualidade; a construtora, por ter mais certezas de custos e de planejamento; assim como engenheiro civil e o arquiteto, por terem mais informações do edifício e de todas as suas etapas, buscando novas e melhores soluções de projeto. No exterior, há a figura do BIM Manager, profissional que cuida da implementação BIM nas construtoras e escritórios de projetos, mas no Brasil há uma enorme carência de profissionais capacitados em tecnologia BIM e Engenharia Digital. Diante deste quadro, é inegável a necessidade de oferta de cursos voltados a capacitação profissional em ferramentas digitais, para obter todo o potencial da tecnologia BIM”, explica Fábio.

Atualizado em 07/07/2017
ASCOM-AP

Ações do documento