Posse

Solenidade marca a Recondução do professor Marcelo Ferreira ao cargo de Diretor-Geral

Na noite da última quinta-feira, dia 29, foi realizada a Solenidade de Recondução do professor Marcelo Ferreira da Silva, ao cargo de Diretor-Geral do Câmpus Apucarana da UTFPR. A cerimônia, presidida pelo Reitor da Universidade, professor Luiz Alberto Pilatti, contou com a presença ilustre de diversas autoridades políticas, militares, civis e religiosas de Apucarana e região, entre elas o Deputado Federal Alex Canziani, o Vice-Prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Bertoli, e o ex-presidente da ACIA, Ricardo Seixas Amaral.

Marcelo, que é mestre e doutor em Física e leciona na Instituição desde 2010, administrou o Câmpus interinamente no período de 24 de março à 31 de maio deste ano, sendo eleito pela comunidade acadêmica, em consulta realizada em abril, para permanecer na Direção-Geral pelo quadriênio 2017-2021.

Em sua fala, Marcelo agradeceu os servidores e estudantes do Câmpus, que confiaram nele para administrar a Instituição nos próximos anos, afirmando que a decisão para se candidatar à direção não foi um processo fácil. “Desde a chegada ao Câmpus, no ano de 2010, tive o apoio incondicional do professor Aloysio e de toda a equipe diretiva, a qual fui me integrando aos poucos. No processo de construção coletiva de um nome e uma proposta para a nova gestão, meu nome encabeçou a lista dos possíveis candidatos. Após receber o apoio dos demais, não poderia decepcionar meus colegas que, com tão grande carinho, me indicaram para a função. Com o apoio incondicional da minha amada esposa, a minha ‘Michele Obama’, de meus filhos e de minha mãe, como servidor público mais uma vez me coloquei à disposição para servir. Servir à UTFPR, servir à Apucarana, servir ao Paraná e ao nosso Brasil”, explicou.

Almejamos uma universidade pública de qualidade e voltada para o futuro, capaz de enfrentar os desafios que se apresentam no processo de construção de uma Instituição voltada para o futuro, rumo à internacionalização, e que gere oportunidades aos seus estudantes para serem agentes capazes de transformar e melhorar a sociedade”, destacou Marcelo.

Durante seu discurso, Canziani relembrou o pioneirismo o avanço da Instituição, originada a partir da transformação do antigo CEFET-PR, e saudou o recém-empossado Diretor-Geral, reforçando que a comunidade e as lideranças devem continuar apoiando sua gestão, para que o Câmpus possa crescer além do esperado e trazer ainda mais desenvolvimento à Apucarana e região. O deputado também parabenizou a família do professor Marcelo, presente no evento, e de maneira especial sua mãe, a senhora Petronilha Ferreira da Silva, ressaltando que esse momento tinha um significado ainda mais especial para ela. “Eu imagino quantas dificuldades a senhora possa ter passado na vida para conseguir cuidar dos seus filhos, fazer com que eles tivessem um rumo, e ver com alegria que esse jovem Marcelo trilhou uma brilhante trajetória acadêmica, ao longo de tanto anos, para agora ter a honra de estar no mais alto cargo deste Câmpus da UTFPR”.

O vice-prefeito de Apucarana destacou a importância da UTFPR e a união de forças para viabilizar a criação e desenvolvimento do câmpus no município. “A prefeitura é parceria do Câmpus da UTFPR desde a época do professor Aloysio, com muitas coisas boas revertendo para a sociedade. E tenho certeza que continuará assim, com esse profissional competente e de gabarito, que é o professor Marcelo”, ressaltou Sebastião Junior.

Após a cerimônia de posse, houve a Inauguração da Galeria de Quadros dos ex-Diretores-Gerais do Câmpus, com a entronização do quadro do professor Aloysio Gomes de Souza Filho, que esteve à frente da gestão da Instituição no período de 2007 à 2017. Em razão de estar em Portugal para terminar seu doutorado em Engenharia Têxtil, Aloysio não pôde estar presente na cerimônia e foi representado por sua mãe, senhora Éder Venâncio de Souza, que descerrou o quadro, acompanhada do atual Diretor-Geral do Câmpus, professor Marcelo, e do Reitor da UTFPR, professor Pilatti.

Atualizado em 03/07/2017
ASCOM-AP

Ações do documento