Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

CURSO APPROXIMATE ANYTHING

O DAFIS - Departamento Acadêmico de Física do Câmpus Apucarana da UTFPR, juntamente com a Diretoria de Relações Empresariais, Departamento de Extensão, Departamento de Relações Interinstitucionais e a Diretoria de Graduação de Educação Profissional promovem nos dias 09, 11, 12 e 13 de março de 2015 das 19h as 21h na sala de Video Conferência do Bloco  L do Câmpus Apucarana da  UTFPR o Curso “Approximate Anything” (Aproximação para tudo), que será ministrado pelo físico Norte Americano Dr. Michel Kruger, do Departamento de Física da Universidade do Missouri – Kansas City (Missouri – EUA).

Uma ideia bastante aproximada de que se trata o curso pode ser adaptada ao artigo “Constantes inconstantes - As regras da Física que definem como a Natureza funciona podem ter mudado, com efeitos profundos sobre o Universo” - escrito por John D. Barrowe John K. Webb na edição nº 38 de julho de 2005 da revista Scientific American Brasil http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/constantes_inconstantes.html

De acordo com a publicação: “Algumas coisas nunca mudam. Os físicos as chamam de constantes da Natureza.”

Nestes casos, supomos “que certas quantidades, como a velocidade da luz, c, a constante gravitacional de Newton, G, e a massa do elétron, me, sejam sempre iguais, em qualquer momento ou lugar do Universo. Em torno delas são construídas as teorias da Física, que definem a estrutura da Natureza.”

“Apesar disso, ninguém até hoje conseguiu prever ou explicar essas constantes. A única característica comum a muitos desses valores é que, caso fossem diferentes do que são, ainda que ligeiramente, estruturas atômicas complexas como seres vivos não existiriam. O desejo de explicar as constantes está por trás dos esforços para desenvolver uma descrição completa e unificada da Natureza, ou "teoria de tudo".”

O curso do professor Kruger terá como foco análises dimensionais e ordem de grandeza como técnicas de solução de problemas, que permitirá a obtenção de respostas aproximadas para uma variedade de problemas, abrangendo desde alguns importantes, do ponto de vista física, tais como: arrasto, radiação do corpo negro, natureza da luz e outras curiosidades, como por exemplo, estimar quantos afinadores de piano vivem em São Paulo.

O curso, que será ministrado em inglês, tornará possível o estudo, sem medo, de tópicos pouco familiares de maneira a remover as complexibilidades, permitindo a obtenção de uma gama de conhecimentos associados ao funcionamento do Universo.

Trata-se de um curso introdutório e de linguagem simples, tendo como único pré-requisito, a curiosidade e a vontade de aprender um pouco mais sobre o mundo em que vivemos.

Estão convidados para participar:

Alunos dos cursos de engenharia, física e matemática das redes pública e privada de ensino; servidores docentes das áreas de ciências exatas e da terra; servidores administrativos que tenham curiosidade a respeito do tema bem como qualquer cidadão da comunidade externa.

O curso será gratuito e terá limite de 40 vagas. Todos os participantes que tiverem 100% de participação no curso receberão certificado com carga horária de 15 horas que poderá ser contabilizado como atividades extra curriculares para alunos dos cursos de graduação.

Pré-inscrições poderão ser feitas via email: manoelmessias@utfpr.edu.br ou pelo formulário de inscrição que será disponibilizado nessa página.

Contamos com a participação.

 

Professor Manoel Messias Alvino de Jesus

Responsável pelo DAFIS