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Sobre o Sistema de Bibliotecas

publicado 31/05/2016 11h04, última modificação 11/04/2022 17h00

Conselho Gestor  Legislação

 

O Sistema de Bibliotecas (SIBI) é o órgão coordenador das atividades das Bibliotecas da UTFPR para seu funcionamento sistêmico e tem por objetivo planejar e gerir de forma integrada as Bibliotecas, fortalecer e padronizar os produtos e serviços; otimizar recursos humanos, físicos e financeiros; atuar em rede para ampliar e uniformizar os serviços; integrar e atender as demandas visando inovação.

Tem por finalidade a integração da política educacional e administrativa da universidade, servindo de apoio aos programas de ensino, pesquisa e extensão, por meio da disponibilização de produtos e serviços de informação. O SIBI é composto por 14 (catorze) bibliotecas, sendo uma em cada Campus da Universidade e duas no Campus Curitiba: a Biblioteca Central e a da sede Ecoville. 

A regulamentação das atividades se dá por meio da Instrução Normativa PROGRAD/UTFPR 14, de 08 de fevereiro de 2022.

 


Produtos e serviços do Sistema de Bibliotecas da UTFPR

 

Acesso à internet: as bibliotecas disponibilizam computadores para pesquisa via internet. Os usuários também podem acessar com seus equipamentos pessoais (tablet, smartphone, notebook, etc.) por meio das redes sem fio disponíveis em todos os campi da Universidade.

Acesso ao Portal de Periódicos da Capes e demais bases de dados assinadas ou em acesso aberto:  as bibliotecas orientam na busca de informações disponíveis nos livros e periódicos disponíveis no Portal de Periódicos da Capes e em bases de dados com aquisição própria por meio de assinatura ou compra. No Portal da Capes os acessos são restritos às áreas de pesquisa dos Programas de Pós-graduação da Universidade.

Capacitação de usuários: caracteriza-se pela realização de capacitações presenciais e a distância para o uso dos serviços disponibilizados pelas bibliotecas. Estas capacitações também podem ser realizadas em sala de aula. Para mais informações e agendamento, consulte a Biblioteca do seu Campus.

Catalogação na publicação para livros e periódicos publicados no Campus: Consiste na elaboração de ficha catalográfica para publicações da UTFPR (livros, periódicos e materiais especiais) antes de sua publicação, de maneira a permitir a impressão de informações bibliográficas no próprio documento. Trabalhos de conclusão de curso (TCC, dissertações e teses) não precisam de ficha catalográfica no âmbito da UTFPR. Procure a Biblioteca do Campus mais próximo para informações e orientações.

Comutação bibliográfica (COMUT): Permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis, encontram-se periódicos, teses, anais de congressos, relatórios técnicos e partes de documentos. Para solicitar cópias de documentos o usuário deverá entrar em contato com a Biblioteca do Campus ou poderá fazer suas solicitações diretamente pela Internet, de qualquer lugar do mundo, sem usar uma biblioteca como intermediária. Para isso, após cadastrar-se, deverá adquirir Bônus Comut, que servirão como mecanismo de pagamento pelas cópias solicitadas. Os bônus podem ser adquiridos, via Internet, em forma de boleto bancário.

Consulta ao acervo físico e digital: os acervos físicos e digitais podem ser consultados no metabuscador Bibliotec. Caso seja material físico, anote o número de chamada para identificar o item no acervo.

Disseminação seletiva da informação: o usuário deve cadastrar as áreas de interesse, por meio do Acesso ao Usuário, no sistema Pergamum. Assim, o interessado receberá e-mails de aviso com as obras recentemente incluídas no acervo, relacionadas às áreas escolhidas.

Empréstimo de materiais: Materiais disponíveis nos acervos das Bibliotecas podem ser emprestados (há poucas restrições de materiais que são destinados somente à consulta local). A regulamentação das tipologias e quantidades se dá por meio da Instrução Normativa PROGRAD/UTFPR 14, de 08 de fevereiro de 2022. Em caso de dúvida, consulte a Biblioteca do Campus.

Empréstimo entre Bibliotecas (dos Campi e de outras instituições): este serviço é realizado entre as bibliotecas dos campus da UTFPR e também com outras instituições no Paraná e em outros Estados. Se a Biblioteca fornecedora for na mesma cidade, o interessado será o responsável pela retirada e entrega do material. Procure a Biblioteca do Campus mais próximo para informações e orientações.

Guarda-volumes: todas as Bibliotecas estão equipadas com armários guarda-volumes, cujo uso restringe-se à permanência do usuário na Biblioteca. Verifique as condições para uso destes equipamentos na Biblioteca do Campus.

Levantamento informacional: consiste na realização de levantamento bibliográfico e informacional, conforme as necessidades do usuário. As buscas podem ser realizadas em bases de dados nacionais e internacionais, em diversos idiomas, bases referenciais e textuais. Para mais informações e solicitação do serviço, consulte a Biblioteca do seu Campus.

Orientação quanto à normalização de documentos técnico-científicos: além de possibilitar o acesso às normas técnicas da ABNT, por meio do serviço Target GedWeb, nas Bibliotecas é possível solicitar esclarecimento de dúvidas sobre a normalização de trabalhos acadêmicos. As Bibliotecas não normalizam trabalhos acadêmicos.

Portal de Informação em Acesso Aberto (PIAA): este serviço consiste na disponibilização de informações em acesso aberto, especialmente aquelas produzidas no âmbito da UTFPR, por meio de trabalhos acadêmicos (TCC, dissertações e teses), revistas científicas, livros publicados pela Editora UTFPR e eventos realizados na Universidade.

Terminais de autoatendimento para empréstimo e devolução de materiais: as Bibliotecas estão dotadas de terminais de autoatendimento que possibilitam o autoempréstimo de a devolução de materiais. Para utilizar a primeira vez, é necessário cadastrar a senha no balcão de atendimento.