Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Evento Setembro Amarelo

O evento sob o tema: Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio, uma campanha mundial para prevenção de suicídio

Na noite da última quarta-feira, 20/09, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Campo Mourão, através do Programa CIMCO – Comunidade Integrada na Multiplicação de Conhecimentos, representado pela Coordenadora Gilmara Oliveira, promoveu grande evento sob o tema: Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio, em alusão ao Setembro Amarelo:uma campanha mundial para prevenção de suicídio que ocorre em todo o mês de setembro.

No primeiro momento, foramapresentadosos locais de atendimento da Rede de Atendimento à Saúde Mentallocalpara a comunidade acadêmica da Universidade. Esta foi realizadapela Assistente Social Franciele Koehler Alves, representante da UTFPR no Comitê Intersetorial de Saúde Mentalno Município de Campo Mourão e a Assistente Social Edilene Alves da Costa, representante do CAPS II -Centro de Atendimento Psicossocial, no mesmo comitê (Comissão dePrevenção ao Suicídio).

Um segundo momento, o mais marcante, envolveu a abordagem do tema através do Sociodrama, que éuma representação teatral sem roteiros, em que a plateia é protagonista. Permitindo ao grupo ganhar consciência, como num jogo típico de espelhos, dos problemas que o atravessam e, ao mesmo tempo, refletir sobre a resolução das situações e conflitos. É a vida, a cultura do próprio grupo, que é dramatizada, encenada como teatro.

O Sociodrama foi conduzido pelo Psicólogo com formação em Psicodrama,Ademir Cordeiro - CRP 08/0705, o qual tem experiência de consultório de mais de 36 anos, tendo também já atuado por algum tempo nadocência.

Com um público estimado em 160 pessoas entre alunos, professores e servidores técnico-administrativos, o evento foi considerado um sucesso, alcançando o objetivo de sensibilizar o público para o tema de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida dentro do contexto acadêmico, buscando mostrar os locais para procurar ajuda dentro da rede de atendimento municipal já existente e criar uma rede de apoio mútuo interno à universidade também. Para isso, o Psicólogo Ademir disponibilizou 2 horas semanais para trabalhar de forma voluntáriao Psicodrama em grupo dentro da UTFPR-Campo Mourão, afirma Gilmara.

Atividade de extensão promovida em parceria por: CIMCO; DEPED/NUAPE (e ProgramaQualidade de Vida); Comitê Intersetorial de Saúde Mental de Campo Mourão; Apoio: DCE/Centros Acadêmicos

Atualizado em 22/09/2017