Navegação
 

Grupo de Pesquisa

Pesquisa em Recursos Hídricos

Nos dias 01 e 02 de junho de 2017, os professores AdilandriMércio Lobeiro, JocelaineCargnelutti e Vanderlei Galina estiveram reunidos para dar continuidade as atividades do grupo de pesquisa em recursos hídricos, o qual é certificado pela UTFPR. O grupo de pesquisa é coordenado pelo professor Dr. Adilandri, docente do DAMAT, na UTFPR de Campo Mourão.

Jocelaine é professora adjunta da UTFPR, câmpus Toledo, faz parte do COMAT e é aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia (PPGMNE - UFPR), orientada pelo professor Dr. Eloy Kaviski e coorientada pela professora Dr. Liliana M. Gramani. Professora Jocelaine desenvolve pesquisas relacionadas a simulação numérica de problemas de Engenharia, governados pelas equações de águas rasas e pelo modelo onda cinemática, por meio do Método do Reticulado de Boltzmann (LBM). Em particular, no seu trabalho de tese, verifica-se a capacidade do LBM na simulação de trechos do Canal da Piracema, localizado na Usina Hidrelétrica de Itaipu. Este problema é governado pelas equações diferenciais de águas rasas.

Vanderlei atualmente é professor adjunto da UTFPR – câmpus Curitiba e está lotado no DAMAT. É aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia (PPGMNE - UFPR), orientado pelo professor Dr. Eloy Kaviski e coorientado pela professora Dr. Liliana M. Gramani e pelo professor Dr. Adilandri M. Lobeiro. Professor Vanderlei também desenvolve pesquisas relacionadas a simulação numérica de problemas de Engenharia, governados pelas equações de águas rasas e pelo modelo onda cinemática, por meio do Método do Reticulado de Boltzmann (LBM). No seu trabalho de tese, Vanderlei utiliza o LBM na simulação numérica de bacias hidrográficas naturais. Este problema é governado pelo modelo onda cinemática.

Os professores Jocelaine e Vanderlei estão na fase final de seus trabalhos de doutorado, com conclusão prevista para setembro de 2017.

Atualizado em 06/06/2017

Ações do documento