Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Navegação
 

Minicurso na UNESPAR

Minicurso intitulado “SOLUÇÃO DE EQUAÇÃO DIFERENCIAL VIA SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES”

No dia 06 de Maio de 2017, das 8h às 12h, o Prof. Dr. AdilandriMércio Lobeiro ministrou um minicurso intitulado “SOLUÇÃO DE EQUAÇÃO DIFERENCIAL VIA SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES” no “I Ágora Matemática da UNESPAR Campus Campo Mourão”.

Nesse minicurso encontrou-se numericamente a solução da equação Diferencial de Lagrange que controla a deformação de placas delgadas, que consta de um problema da Engenharia Civil. Para validação do método, realizou-se um experimento utilizando uma placa de acrílico, apoiada em duas bordas, com uma carga distribuída, medindo sua deflexão por meio do relógio medidor. Para a parte experimental teve contribuição do Prof. Dr Jorge Luis Nunes de Goes e do técnico de laboratório Maiko Cristiano Sedoski

Foram implementados em uma rotina de cálculo escrita em linguagem de programação as mesmas condições de contorno do problema, comparando os resultados. Essa atividade faz parte do projeto intitulado Estudo da Deflexão de Placas com uso do Método das Diferenças Finitas Desenvolvido como Atividade de Extensão”, referente ao EDITAL PROREC 03/2016-UTFPR-EXTENSÃO. O Professor Adilandri, que é Pós doutor em matemática pela UEM, Doutor em Métodos numéricos em Engenharia pela UFPR, Mestre, Especialista e Graduado em Matemática pela UEM, e professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná,Câmpus Campo Mourão, contou com o auxílio dos alunos Ricardo Augusto Andreotti, Henry Sérgio Dina de Paula, Vitória Pilati Kato, Mariana Coelho Portilho Bernardi, Graduandos em Engenharia Civil da UTFPR-CM e do aluno  Hugo Ricken Garcia, Graduando em Engenharia Eletrônica da UTFPR-CM, para realização do evento.

 

Atualizado em 16/05/2017

Ações do documento