Navegação

Você está aqui: Página Inicial campomourao Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias Reitores das universidades federais divulgam posição contrária à PEC 55

Reitores das universidades federais divulgam posição contrária à PEC 55

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) enviou nesta segunda-feira (29) um ofício aos senadores da República enfatizando posição contrária à aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 55, em tramitação no Senado e que institui o Novo Regime Fiscal.

Segundo o ofício, a PEC "representa séria ameaça aos direitos e serviços sociais. E pode por exemplo inviabilizar o Plano Nacional de Educação, aprovado por unanimidade pelo próprio Congresso Nacional".

Confira a íntegra do ofício.

O documento prossegue: "Com a clareza de que o equilíbrio fiscal deve ser buscado sempre, e que ele corresponde ao binômio arrecadação versus despesas, e que o dinamismo e a produtividade da economia, que gera emprego, renda e receita decorrem principalmente da educação, ciência, tecnologia e inovação, a Andifes entende que a PEC 55 não responde adequadamente a esta equação e a essas variáveis, portanto, não é a solução almejada pela sociedade brasileira para o enfrentamento da atual crise econômica".

A entidade defende, por fim, "a rejeição da PEC e a imediata busca de uma alternativa, que ao lado do equilíbrio fiscal salvaguarde os serviços sociais e a capacidade de geração de riquezas para o país".

Atualizado em 01/12/2016

Acompanhe as notícias da UTFPR no twitter e no facebook.