Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Navegação
 
Você está aqui: Página Inicial campomourao Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias Setembro Amarelo e a Prevenção ao Suicídio acontecerá no dia 20/09/2017 das 18h às 22h, no Anfiteatro – UTFPR-CM

Setembro Amarelo e a Prevenção ao Suicídio acontecerá no dia 20/09/2017 das 18h às 22h, no Anfiteatro – UTFPR-CM

#SETEMBROAMARELO: Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio

Data: 20/09/2017

Horário: 18h às 22h

Local: Anfiteatro – UTFPR-CM

1º Momento: Setembro Amarelo eRede de Atendimento à Saúde Mental no Município de Campo Mourão

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) não existe uma definição única ou oficial de Saúde Mental, mas certamente está relacionada à capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços. Pode ser pensada como um estado de bem-estar, relacionado com a qualidade de vida e com a capacidade de usar as próprias habilidades e os recursos da comunidade. Ou seja, vai muito além da “ausência de transtornos mentais”.

Antes de falarmos sobre suicídio, é preciso refletir sobre a Saúde Mental e como nosso cotidiano produz efeitos sobre nossa saúde e qualidade de vida. Pois assim é possível entender que, quando algo “não vai bem”, além de contar nossa rede de apoio (familiar, de amizade ou comunitária) podemos procurar alguns serviços e/ou profissionais especializados para ajudar.

Para tanto, como parte das ações alusivas ao #SetembroAmarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida, o Comitê Intersetorial de Saúde Mental de Campo Mourão(que tem a participação/representação da UTFPR desde sua instituição no município) se propõe a apresentar a Rede Municipal de Atendimento à Saúde Mental para comunidade acadêmica da UTFPR.

Responsável: Comitê Intersetorial de Saúde Mental de Campo Mourão (Comissão de Prevenção ao Suicídio)

2º Momento: Sociodrama – Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio

Sociodrama é uma representação teatral sem roteiros, em que a plateia é protagonista. Permite ao grupo ganhar consciência, como num jogo típico de espelhos, dos problemas que o atravessam e, ao mesmo tempo, refletir sobre a resolução das situações e conflitos. É a vida, a cultura do próprio grupo, que é dramatizada, encenada como teatro.Assim, utilizaremos esse método como uma estratégia facilitadora para compreensão sobre o tema da prevenção do suicídio.            

 

Responsável: Ademir Cordeiro - CRP 08/0705

Psicólogo clínico com formação em Psicodrama (PUC-PR – 1976/1981)

Atuação: Consultório de Psicologia 1981 – até o momento (36 anos)

                Supervisor Clínico Docente – PUC-PR 1981- 1990

 

Atividade de extensão promovida em parceria por: CIMCO; DEPED/NUAPE (Programa Qualidade de Vida); Comitê Intersetorial de Saúde Mental de Campo Mourão.

 

Apoio: DCE/ Centros Acadêmicos

 

Atualizado em 18/09/2017

Ações do documento