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APRESENTAÇÃO

O projeto SEI surgiu devido à necessidade de modernização da gestão de documentos e fluxos de trabalho na UTFPR. O objetivo é minimizar a utilização do papel como mídia documental e migrar para o processo eletrônico, na busca pela eficiência em prestação de serviços públicos.

A adoção de sistemas digitais de tramitação de documentos é tendência em expansão na administração pública brasileira, prevista em legislação específica. Assim, por meio da Comissão Específica, participa do Processo Eletrônico Nacional.

 

O QUE É O PROCESSO ELETRÔNICO NACIONAL?

O projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN) é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública para a construção de uma infraestrutura de processo administrativo eletrônico.


É um projeto de gestão pública, que visa à obtenção de substanciais melhorias no desempenho dos processos, com agilidade, produtividade, satisfação dos usuários e redução de custos.

Coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), o PEN é resultante da integração de diferentes esforços que estavam em curso no âmbito do governo federal. Atualmente, o projeto conta com a participação de 133 órgãos e entidades da administração pública.

Para saber mais, acesse o site do PEN


METODOLOGIA E FERRAMENTA

A Metodologia de Gerenciamento de Projetos do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação (MGP-SISP) abrange um conjunto de boas práticas em gerenciamento de projetos para órgãos da administração pública. Saiba mais.

Para gerenciamento e controle das etapas do projeto e da implantação do SEI foi utilizada o software de gestão Open Project.

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