Avaliação do Docente pelo Discente
A avaliação do docente pelo discente da UTFPR representa um importante instrumento de aferição, acompanhamento e conhecimento da qualidade de ensino oferecido.
Proporciona aos alunos a participação efetiva na busca pela excelência do ensino e, aos professores, os retornos esperados e muitas vezes necessários ao bom andamento de suas práticas didático-pedagógicas.
O formulário-questionário utilizado para a aplicação de avaliação visa mensurar itens indispensáveis da relação professor/aluno. Conteúdo, didática, planejamento, avaliação e relacionamento são os focos deste formulário.
Com os resultados desta avaliação é possível rever, planejar e aplicar ações que visem a constante busca pela melhoria do relacionamento professor/aluno.
Comissões Responsáveis
Comissão de aplicação
Aplicação do processo avaliativo – Os trabalhos desta comissão tem início nos primeiros dias do semestre letivo e finalizado no último dia do período de avaliação. Esta comissão, durante o período avaliativo, acompanha diariamente os índices de participação dos discentes nas avaliações por docente, por turma e por curso, detectando os motivos causadores de baixos índices de participação e interagindo para reverter o processo em tempo, desenvolvendo ações de melhora desses índices, quando abaixo do mínimo esperado.
Comissão Pedagógica
Os trabalhos desta comissão tem início nos primeiros dias após a finalização do período avaliativo estendendo-se ao longo do semestre letivo. Esta comissão, em conjunto com os Coordenadores dos Cursos e/ou a pedido dos mesmos, após a análise dos resultados do processo avaliativo, apresentam uma devolutiva desses resultados e propondo ações/atividades que visem reparar os pontos frágeis, aprimorar a prática docente e auxiliar o corpo docente a entender o processo avaliativo como um mecanismo de auxílio das suas práticas pedagógicas.