Formulários para envio de projetos
Procedimento para submeter o projeto à CEUA - UTFPR
Fazer o download e preencher os documentos indicados abaixo. Enviar os documentos digitalizados para: ceua@utfpr.edu.br
Serão aceitos: assinatura digital certificada; assinatura via SEI; assinatura em documento impresso.
NÃO será aceita assinatura do tipo "colagem" em arquivos de PDF.
Checklist para apresentação de documentos a CEUA – UTFPR
Documentos Necessários
1. Formulário unificado para submissão de projeto/ aula prática à CEUA - UTFPR;
2. Projeto de pesquisa preenchido e convertido em pdf ou roteiro de aula (conforme modelo adotado pela Coordenação do Curso) com todas as informações pertinentes. Serão respeitados a confidencialidade e conflito de interesses;
3. Declaração assinada e contendo n° do CRMV de um médico veterinário que se responsabilize pelo bem-estar dos animais durante o desenvolvimento do projeto;
Modelo da declaração do Médico Veterinário
4. Será necessária a anuência da:
- DIRPPG: no caso de projeto de pesquisa ou treinamento;
- Coordenação do Curso: no caso de aula prática;
- DIREC: no caso de projeto de extensão;
Modelo de aprovação dos Superiores responsáveis
Modelo de termo de anuência da DIRPPG ou DIREC para pesquisa, e da coordenação de curso para aula prática. O documento deve ser solicitado pelo orientador via SEI conforme o procedimento 12 da DIRPPG.
Obs.: Para projeto/aula de outra IES, deve ser apresentada a anuência (ou registro) de órgão competente da IES de origem.
5. Certificado de participação de curso em Ética no Uso de Animais (conforme RN 49 do CONCEA).
Obrigatório para TODOS os membros da equipe de pesquisa (docentes, alunos e técnicos).
6. Quando cabível, anexar o termo de consentimento livre e esclarecido do proprietário ou responsável pelo animal, fazenda, aviário, aquário, outros conforme RN 22;
7. Animais silvestres: cópia da autorização de coleta/transporte do SISBIO:
https://www.icmbio.gov.br/sisbio/
Demais formulários:
- No caso de projetos a serem desenvolvidos por estudantes de iniciação científica, o formulário deve ser assinado pelo orientador. No caso de projetos a serem desenvolvidos por mestrandos e doutorandos, o formulário pode ser assinado pelo professor/pesquisador orientador ou pelo próprio pós-graduando, com ciência do orientador (assinatura do orientador ao lado da assinatura do pós-graduando);
Formulário para emenda ou extensão de cronograma
Formulário para apresentação de pendências
Em caso de dúvidas, acesse: http://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/institucional/concea/paginas/FAQs.html
TODOS os documentos devem ser assinados e enviados por e-mail para ceua@utfpr.edu.br.
Informações Importantes
- Reuniões ordinárias: ocorrerão toda segunda terça-feira de cada mês e, nesta ocasião, serão avaliados os projetos/aulas práticas que entrarem na CEUA - UTFPR até o dia 15 do mês anterior (ou o primeiro dia útil consecutivo).
- Formulário: deverá ser preenchido corretamente, com todos os detalhes metodológicos solicitados, caso contrário, o projeto/aula prática não será analisado.
- Projeto de pesquisa: após o tempo de vigência do mesmo, o responsável deverá encaminhar à CEUA - UTFPR o relatório final, de acordo com o modelo disponível na página da CEUA - UTFPR.