Você está aqui: Página Inicial Comitês CEP

Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da UTFPR

As novas datas de reuniões do ano de 2017 já podem ser acessadas no link: Calendário de Reuniões.

O CEP/UTFPR está com Edital de Patrocínio aberto para empresas que tenham interesse em patrocinar o I Encontro de Ética em pesquisa envolvendo seres humanos da UTFPR a ser realizado no dia 13/09/2017. Segue o link: EditalPatrocínio_CEP

O Comitê de Ética em Pesquisa

O CEP é um colegiado interdisciplinar e independente, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos, tendo por objetivo defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos - Res. CNS n.º 466/2012, Resolução CNS 510/2016 e Norma Operacional 001/2013).

Histórico do CEP/UTFPR:

O Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (CEP) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) teve seu regulamento aprovado pelo Conselho Universitário (COUNI) em março de 2009.

A primeira eleição para constituição dos membros representativos das diversas áreas do conhecimento que compõem a UTFPR ocorreu em junho de 2011.

No dia 29 de dezembro de 2011, o CEP/UTFPR obteve seu credenciamento junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Ministério da Saúde.

Desde março de 2012, o CEP/UTFPR vem se reunindo regularmente para avaliar e acompanhar os aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos na UTFPR.

Nova nomeação dos membros gestão 2017/2018. Portaria 686/2017 e 950/2017.

Função do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos (CEP):

O CEP é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Este papel está bem estabelecido nas diversas diretrizes éticas internacionais (Declaração de Helsinque, Diretrizes Internacionais para Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos- CIOMS) e Brasileiras (Res. CNS no. 466/2012 e complementares), diretrizes essas que ressaltam a necessidade de revisão ética e científica das pesquisas  envolvendo seres humanos, visando a salvaguardar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar do participante da pesquisa.

Missão do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos (CEP):

A missão do CEP é salvaguardar os direitos e a dignidade dos participantes da pesquisa. Além disso, o CEP contribui para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento institucional e no desenvolvimento social da comunidade. Contribui ainda para a valorização do pesquisador que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.

Finalmente, o CEP exerce papel consultivo e, em especial, papel educativo para assegurar a formação continuada dos pesquisadores da instituição e promover a discussão dos aspectos éticos das pesquisas em seres humanos na comunidade, por meio de seminários, palestras, jornadas, cursos, estudo de protocolos de pesquisa e outras atividades correlatas.

Resoluções Vigentes da CONEP e do CEP/UTFPR: