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Licenciatura em Matemática

- APRESENTAÇÃO

 

Histórico

O curso de Matemática (Habilitação Licenciatura) teve início de suas atividades no primeiro semestre de 2011, com o ingresso da primeira turma.

Em 2010 o projeto de abertura do curso foi elaborado por um grupo de professores da UTFPR – Campus Cornélio Procópio. Nesse mesmo ano o projeto foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR, sob a Resolução n°.134/10-COEPP.

 

Perfil do Egresso

O Curso de Graduação em Matemática da UTFPR Campus Cornélio Procópio deve proporcionar que o aluno egresso do curso seja um profissional consciente:

  • do seu papel social como educador e capacidade para se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
  • da contribuição que a aprendizagem da matemática pode oferecer à formação das pessoas para o exercício da cidadania;
  • de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia e rejeição que muitas vezes andam presentes no ensino aprendizagem da disciplina;

Além disso, espera-se que ao final do curso o futuro professor:

  • tenha domínio dos conteúdos matemáticos que irá trabalhar em sala de aula e saiba criar, bem como selecionar entre os já existentes, materiais e metodologias que lhe possam ser utilizados para fazer a transposição didática destes conteúdos para sala de aula;
  • conceba a matemática como uma construção humana, presente em várias culturas e saiba interelacioná-la com outros campos de conhecimento e da realidade do dia a dia, mas também a valorize como ciência com suas peculiaridades, linguagem e rigor;
  • encare sua carreira como uma continua construção, em que sempre se devem buscar novos meios para promover a própria formação;
  • seja capaz de trabalhar de forma integrada com os professores ou professoras da sua e de outras áreas em projetos que favoreçam uma aprendizagem multidisciplinar por parte do aluno e conjuntamente com outros membros da comunidade escolar na busca de soluções para os complexos problemas da realidade escolar.

 

Formação

A formação do professor de Matemática para a Educação Básica deve estar em consonância com o Parecer 1.302/2001, de 06 de novembro de 2001, do Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Superior (CNE/CES). Desta forma são definidas as seguintes habilidades e competências para o licenciado em matemática:

  • capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;
  • capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;
  • capacidade de compreender e criticar novas idéias e tecnologias para a resolução de problemas;
  • capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional uma fonte de produção do conhecimento;
  • habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação utilizando rigor lógico científico na análise da situação problemas;
  • estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;
  • conhecimento de questões contemporâneas;
  • educação abrangente necessária ao atendimento do impacto das soluções encontradas num contexto global e social;
  • participar de programas de formação continuada;
  • realizar estudos de pós-graduação;
  • trabalhar as interfaces da Matemática com outros campos do saber;
  • elaborar propostas de ensino aprendizagem para educação básica;
  • analisar, selecionar e produzir materiais didáticos;
  • analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica.
  • desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia, e a flexibilidade no pensamento lógico matemático, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas fórmulas e algoritmos;
  • perceber a prática docente matemática como um processo dinâmico, carregado de conflitos e incertezas, um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente;
  • contribuir para a realização de projetos coletivos na escola básica.

 

Campo de Atuação

O profissional formado pelo Curso Graduação em Matemática, Habilitação Licenciatura pode trabalhar como professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio, em editoras bem como em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, o egresso do curso pode atuar em espaços de educação não-formal, como feiras de divulgação científica e museus, em empresas que demandem sua formação específica e instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

 

Regime

Parcial (Noturno).

 

Duração do Curso

08 semestres letivos. O tempo mínimo e máximo conforme estabelecido pelo regulamento da organização didático-pedagógica aplicável ao curso.

 

- COORDENAÇÃO

 

Coordenadora do curso -  Profª. Drª. Elenice Weber Stiegelmeier

comat-cp@utfpr.edu.br    ou    elenicew@utfpr.edu.br        

(43) 3520-4029

 

Coordenadora de Estágio - Profª. Me. Cláudia Brunosi Medeiros

(43)3520-3904

 

Coordenadora de Atividades Complementares - Profª. Drª. Elisangela Aparecida da Silva Lizzi 

(43)3520-3906


Coordenadora do Trabalho de Conclusão de Curso - Profª. Drª. Glaucia Maria Bressan

glauciabressan@utfpr.edu.br

(43)3520-3904

 

 

Secretaria da Coordenação

seccoord-cp@utfpr.edu.br

(43) 3520-4064

 

- SAIBA MAIS

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