Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - PPGEE


CAPES aprova Doutorado em Engenharia Elétrica a ser ofertado no câmpus Cornélio Procópio. O novo curso chama-se "Programa de Pós-Graduação Associado em Engenharia Elétrica UEL/UTFPR-CP". O curso de Doutorado tem conceito "nota 4" na Avaliação CAPES.


Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica do câmpus Cornélio Procópio (PPGEE-CP) tem como objetivo principal formar recursos humanos capazes de promover o desenvolvimento científico e tecnológico voltado às necessidades das empresas e da sociedade. O PPGEE prima pelo desenvolvimento de atividades que incentivem a geração e a disseminação de conhecimento científico-tecnológico na área de Sistemas Eletrônicos Industriais. As linhas de pesquisa cobertas pelo PPGEE-CP são:

  • Acionamentos Eletroeletrônicos
  • Processamento e Conversão de Energia
  • Energias Renováveis

  • Modelagem, Simulação e Implementação de Sistemas
  • Controle e Automação de Sistemas

O corpo docente do PPGEE-CP é constituído por professores que trabalham em regime de dedicação exclusiva, possuindo no mínimo o título de Doutor. Entre 2010 e 2016, o PPGEE-CP titulou um total de 32 novos mestres.

Em Agosto de 2016, iniciou-se a 1a. turma do Doutorado em Engenharia Elétrica, sendo este um curso oferecido simultaneamente nos campi da UTFPR-Cornélio Procópio e da UEL-Londrina. O Doutorado é oferecido oficialmente pelo "Programa de Pós-Graduação Associado em Engenharia Elétrica UEL/UTFPR-CP".


 Edital do Doutorado: (clique aqui)  /  Edital do Mestrado: (clique aqui)



Edital de Seleção dos novos alunos do Doutorado em Engenharia Elétrica                                                                                                            

Ingresso: 1o. semestre de 2017  [Ficha de inscrição on-line]

 

Edital de Seleção dos novos alunos do Mestrado em Engenharia Elétrica  (clique aqui)

Ingresso: 1o. semestre de 2017  [Ficha de inscrição on-line]

 

  • Data de divulgação das inscrições aceitas: 16/02/2017 - Homologação (clique aqui)
  • Data de realização da segunda etapa da seleção: 21/02/2017 - Chamada (clique aqui)
  • Data de divulgação do resultado final: 23/02/2017 (Resultado final - clique aqui)
  • Data da matrícula de todos os  alunos (ambos ingressantes e veteranos:  23/02/2017 a 02/03/2017
  • Início das aulas: 06/03/2017           

- (Os candidatos serão entrevistados em ordem alfabética.Todos os candidatos serão entrevistados no dia 20/02/2017 e as entrevistas iniciam-se as 8h30. Aquele que não estiver no momento da chamada será automaticamente transferido para o final da lista)


  • Linhas de pesquisa do Mestrado e Doutorado: clique aqui

O PPGEE-CP, em parceria com Organización de los Estados Americanos (OEA), o Grupo Coimbra de Universidades  (GCUB), con apoyo de la División de Temas Educativos del MRE Brasil y la Organización Panamericana de la Salud (OPS/OMS), oferece a formação em nível de mestrado com bolsa de estudos a cidadãos oriundos de paises membros da OEA

A parceria entre o PPGEE-CP e a OEA visa promover a cooperação internacional para desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica em temas de vanguarda, contribuindo para a difusão de conhecimentos e integração Latino-Americana.

Mais informações em:

http://www.oas.org/es/becas/brasil.asp

http://www.oas.org/es/becas/brasil/docs/Tabla2016.pdf



 

Para se inscrever no Processo Seletivo do Doutorado - 2017:

  • Termo de Aceitação firmado pelo pretenso orientador de doutorado, obrigatoriamente docente permanente do PPGAEE, conforme modelo (aqui). O(a) candidato(a) que não apresentar o Termo de Aceitação não terá sua inscrição homologada.
  • Pré-projeto de pesquisa, elaborado preferencialmente em parceria com um professor credenciado no PPGAEE, enfocando o tema a ser estudado durante o doutorado. O pré-projeto deverá conter: título, introdução, objetivos, metodologia, cronograma, viabilidade técnica e financeira, resultados esperados e bibliografia mínima (conforme modelo disponivel aqui).

  •   Seleção de alunos de graduação no programa Programa Integrado de Formação (PIF):

    Processo seletivo aberto, a qualquer tempo, para o ingresso de novos alunos de graduação no Programa PIF. O Programa PIF visa a integração dos alunos de graduação da UTFPR às atividades de pós-graduação desenvolvidas pelo PPGEE-CP. [clique aqui]

    O principal objetivo Programa PIF é proporcionar ao aluno de graduação uma formação aprofundada em determinadas áreas específicas, de modo que, ainda no desenvolvimento de sua graduação, o aluno adquira conhecimentos que facilitem a continuação de seus estudos até a obtenção do título de Mestre em Engenharia Elétrica. A conclusão do Mestrado poderá se dar após a conclusão da graduação, caso o aluno seja aprovado no processo seletivo de ingresso de novos alunos do PPGEE-CP, respeitando prazos e legislação vigente. [clique aqui]



 

godaddy counter



Ações do documento