Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Conheça o PPGI

O curso está estruturado em um conjunto de disciplinas básicas e específicas que são responsáveis por oferecer conhecimento atualizado necessário para o desenvolvimento de estudos avançados de acordo com os objetivos do mestrado profissional. As disciplinas também têm por objetivo atender as necessidades das linhas de pesquisa previstas: Engenharia de Software e Inteligência Computacional.


A oferta de disciplinas para o período letivo (semestral) segue um calendário de dois (2) semestres, isto é, a matrícula em disciplinas do curso é realizada antes do início de cada semestre. A programação de cada período letivo especificará as disciplinas e as demais atividades. O aluno deverá obter no mínimo vinte e quatro (24) créditos assim distribuídos: no mínimo dezoito (18) créditos em disciplinas e no mínimo seis (6) créditos em outras atividades. Um crédito equivale a quinze (15) horas de trabalho efetivo por período letivo.

 

A escolha das disciplinas a serem cursadas pelo aluno deverá ser feita em comum acordo com o seu orientador. Poderão ser aproveitados créditos em disciplinas realizadas em outros Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela Capes até o limite de dez (10) créditos, mediante solicitação do aluno, com anuência do orientador e aprovação da Coordenação. Assim, o orientador é o responsável pelo acompanhamento inicial do aluno, auxiliando-o na escolha das disciplinas e no direcionamento adequado para o bom desenvolvimento do trabalho na linha de pesquisa escolhida.


As outras atividades nas quais o aluno pode obter créditos abrangem a publicação comprovada de trabalhos científicos e/ou tecnológicos em periódicos ou anais de eventos nacionais e internacionais, produção técnica de software ou protótipo, participação em seminários oficializados pelo Colegiado entre outras atividades. A quantidade de créditos atribuída para cada uma dessas atividades será definida pelo Colegiado antes do início de cada período letivo.


O aluno deverá desenvolver e apresentar Dissertação compatível com as características da área e de acordo com os objetivos do mestrado profissional. Para que esse objetivo seja atingido, o aluno deverá elaborar um Projeto de Dissertação e apresentá-lo em um seminário antes de iniciar as atividades relacionadas com a proposta de Dissertação. O trabalho proposto deverá envolver a aplicação de tecnologias relevantes e atualizadas a um caso real de trabalho do profissional. O Projeto de Dissertação deverá ser desenvolvido pelo aluno no contexto de seu trabalho na empresa à qual esteja vinculado, com o objetivo de incentivar a interação universidade-empresa e garantir os recursos necessários. Nas situações em que o Projeto de Dissertação não envolver diretamente uma empresa da indústria de software, o trabalho poderá ser desenvolvido pelo aluno nos laboratórios disponíveis para o Programa e/ou nas dependências do Hotel Tecnológico, como pré-incubação de empresa, ou da Incubadora de Inovações, como empresa aberta. É importante ressaltar que a seleção de propostas para o ingresso no Hotel Tecnológico e na Incubadora de Inovações é realizada de acordo com regras e procedimentos claros e objetivos, estabelecidos em Edital específico.

Ações do documento