Você está aqui: Página Inicial cornelioprocopio Cursos Técnicos Ofertados neste Câmpus Técnico em Mecânica

Técnico em Mecânica

- APRESENTAÇÃO

 

Formação

O Curso Técnico em Mecânica, de nível Médio Integrado, proporciona ao egresso a habilitação em Planejamento e Controle da Produção.

 

Objetivos do Curso

A Mecânica é um dos setores industriais que absorve a maior gama de
profissionais, em termos de qualificação e habilitação, se considerada a complexidade de tarefas, que se situam desde a execução da mecânica corrente à mecânica avançada. Para atender à crescente demanda da indústria, o Curso Técnico em Mecânica tem por objetivo:

  • formar profissionais habilitados a desenvolver atividades de caráter técnico e profissional na área da indústria, numa perspectiva de desenvolvimento social, econômico e político, visando à melhoria da qualidade na produção industrial;
  • habilitar o aluno a exercer atividades profissionais de técnico de nível médio na área da industria, com habilitação em planejamento e controle da produção, de acordo com a legislação em vigor;
  • desenvolver um curso técnico de produção mecânica, em interação com área da industria, focando as funções de Manufatura, Controle e Planejamento, relacionadas subáreas de Produção;
  • atender de modo geral à demanda do mercado de trabalho por profissionais em produção mecânica capazes de analisar, planejar, projetar, executar e supervisionar sistemas mecânicos e de produção.

 

Campo de Atuação

O Técnico de nível médio na área de indústria é o profissional que tem por característica a capacidade do trabalho em conjunto, conhecimento técnico, formação tecnológica e capacidade de mobilização destes conhecimentos, para atuar no mercado de trabalho de forma criativa, ética, empreendedora e consciente dos impactos sócio-culturais.

O Técnico de nível médio da área de indústria com habilitação em Planejamento e Controle da Produção tem formação para atuar: na linha de produção correlacionando os erros do processo produtivo para subsidiar o departamento de processos visando a uma melhoria contínua na qualidade e na produtividade; no planejamento da linha de produção, dando subsídios para as modificações inerentes ao processo de produção; na seleção dos métodos e processos utilizados na manufatura, controle dos insumos e produtos, na aplicação de métodos e rotinas de controle, bem como, na realização de testes e ensaios pertinentes a essas atividades.

 

Duração do Curso

A duração do curso é de 4 anos, pois neste período, com uma única matrícula, o aluno frequenta o curso cujo currículo foi planejado reunindo os conhecimentos do ensino médio às competências da área técnica. Somente após o término do 4º ano e a conclusão do estágio o aluno receberá o certificado de conclusão do ensino médio e de técnico. O regime do curso é anual e as aula ocorrem no período da manhã. A carga horária total das disciplinas do curso é de 3712 Horas. A partir do 3º ano o aluno pode realizar o Estágio Curricular Obrigatóio, com duração de 400 horas, em empresas ou instituições que atuem na área de eletrotécnica.

 

- COORDENAÇÃO


Coordenador do curso - Prof. Carlos de Nardi

nardiutfpr.edu.br.gifcomeccputfpr.edu.br.GIF

(43) 3520-4039

 

Coordenador de estágio - Prof. Celso Naves de Souza

cnaves@utfpr.edu.br  

(43)3520-3919

 

Secretaria da Coordenação

seccoord-cp@utfpr.edu.br

(43) 3520-4064

 

 

- SAIBA MAIS

 

 


Ações do documento