Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial cornelioprocopio Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2017 Aplicação do jogo de tabuleiro - Empreendimento desenvolvido por estudantes do Câmpus CP

A aplicação do jogo ocorreu no dia 12/05/2017 para os alunos das turmas de empreendedorismo ES31 e N16, sob as orientações da professora Cristina Laureano Flor da Rosa e do professor Jair de Oliveira e acompanhamento pedagógico da professora Luzia Cardoso Rodrigues.

O jogo foi concebido sob orientação da professora Cristina Laureano Flor da Rosa como atividade da disciplina de empreendedorismo para os alunos do curso de Engenharia de Software. A proposta da atividade foi estimular o espírito empreendedor e a criatividade nos alunos, fazendo um contraponto aos lançamentos de aplicativos, antes de propor um jogo digital os alunos deveriam propor um jogo de tabuleiro.

O jogo encontra-se na fase de teste e após a implementação das melhorias oriundas desta aplicação serão confeccionadas as primeiras unidades para comercialização.

Público alvo do jogo são alunos das disciplinas associadas ao empreendedorismo e destinado para o treinamento de empreendedores e professores.

Segundo Dondi e Moretti (2007), “os jogos educativos são definidos como aqueles que possuem um objetivo didático explícito e podem ser adotados ou adaptados para melhorar, apoiar ou promover os processos de aprendizagem em um contexto de aprendizagem formal ou informal”.

Para os alunos idealizadores do jogo, Renato Barbosa Candido e Vinicius Baroni Soares, a experiência na disciplina permitiu, ao desenvolver o primeiro protótipo, entender questões como a dinâmica de procurar fornecedores e materiais e olhar para o empreendedorismo com um novo ponto de vista e, ao realizar a aplicação, observar a interação dos alunos e a forma com que o jogo influencia no aprendizado da disciplina e obter críticas e sugestões que contribuirão para o desenvolvimento da versão comercial do jogo.

A atividade de criação do jogo de tabuleiro foi o desenvolvimento de jogos educativos para desenvolver o espírito empreendedor, em formato de tabuleiro, ou seja, sem o uso de mídias digitais. A ideia foi de criar uma estrutura de ensino e aprendizagem condizente com o ambiente de sala de aula. Os jogos educacionais oferecem um mecanismo alternativo de aprendizagem e estão conquistando notoriedade nas instituições de ensino, disse a professora Cristina Flor da Rosa.

Atualizado em 29/05/2017