Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Extensão

Docentes e estudantes do Câmpus CP realizam palestra com catadores em Santa Mariana

O professor Dirceu Casa Grande Junior, acompanhado de estudantes dos cursos de graduação em Engenharia dos Câmpus Cornélio Procópio da UTFPR, em parceria com o Projeto Enactus-Brasil, realizaram, na última terça-feira (27), uma palestra sobre cooperativismo e associativismo com catadores de materiais recicláveis do município de Santa Mariana. A palestra foi realizada a pedido da Engenheira Ambiental Khamila Tondinelli, responsável técnica pela organização dos catadores no município. "É gratificante poder contribuir com um projeto dessa magnitude e poder ajudar as pessoas a desenvolverem atividades que vão melhorar suas vidas", destacou Higor Miranda, aluno do curso de Engenharia de Controle Automação. Na oportunidade ele apresentou casos de cooperativas de catadores que estão em pleno funcionamento em outras cidades do Brasil.

A palestra foi preparada com auxílio dos docentes Cleverson Flor da Rosa e Aparecida Cristina Laureano, que forneceram materiais didáticos e orientações para o desenvolvimento das atividades pelos estudantes. "Realizamos pesquisas e selecionamos os materiais sobre empreendedorismo, cooperativismo e associativismo para poder falar com as pessoas sobre a importância de ações como essas. Destacamos que o respeito mútuo, o trabalho em equipe e a sinergia são elementos fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento coletivo", salientou Matheus Castilho, aluno do curso de Controle e Automação.

Oportunamente, os estudantes realizarão outras contribuições com o projeto daquele município. "É uma grande oportunidade de aprendizagem sobre temas que afetam pessoas e cidades no mundo todo. Quanto mais estudarmos e desenvolvermos projetos voltados para a atividade de tratamento de resíduos sólidos, por exemplo, melhor serão nossas possibilidades de inovação nessas áreas. Penso que a universidade pode fazer grandes contribuições para o aperfeiçoamento de projetos desse tipo. Vamos precisar da ajuda de outros docentes, servidores e alunos. Podem ter certeza que vamos pedir.", concluiu o Professor Dirceu.

As próximas etapas do projeto estão relacionadas ao estudo dos processos de tratamento de resíduos sólidos e a utilização que a indústria faz dos materiais coletados. O Encatus-Brasil é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da ação empreendedora e que realiza atividades em parceria com as universidades. O objetivo é garantir o empoderamento de pessoas a partir da educação, acesso à informação e ao conhecimento, vinculados a projetos de extensão acadêmica.

Atualizado em 29/06/2017