Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

PPGEE-CP

Programa Integrado de Formação (PIF) do PPGEE-CP forma seu primeiro aluno

Em cerimônia realizada no dia 18 de agosto de 2017, o Diretor-Geral do Câmpus Cornélio Procópio, Prof. Dr. Márcio Jacometti fez a entrega ao aluno Paulo Italo Stachuk do Certificado de conclusão do Programa Integrado de Formação (PIF), do PPGEE-CP.

O principal objetivo do Programa Integrado de Formação (PIF) é proporcionar ao aluno de graduação uma formação aprofundada em determinadas áreas específicas, de modo que, ainda no desenvolvimento de sua graduação, o aluno adquira conhecimentos que facilitem a continuação de seus estudos até a obtenção do título de Mestre em Engenharia Elétrica.

O aluno Paulo Italo Stachuk cursou o PIF sob orientação do Prof. Dr. Cristiano Marcos Agulhari e desenvolveu o Projeto de Pesquisa no tema “Análise e síntese de controladores para sistemas variantes no tempo”, no período de 08 de agosto de 2016 a 12 de julho de 2017, tendo obtido 24 créditos em disciplinas e Coeficiente de Rendimento (CR): 10,0.

Enquanto esteve cursando a sua graduação em Engenharia Elétrica no Câmpus Cornélio Procópio, Paulo Italo Stachuk cursou todas as disciplinas do Mestrado em Engenharia Elétrica e simultaneamente desenvolveu as atividades de pesquisa científica e tecnológica elaboradas em seu Projeto.

Parabéns ao aluno Paulo Italo Stachuk e ao seu orientador Prof. Dr. Cristiano Marcos Agulhari, por mais essa conquista.

Sobre o Programa Integrado de Formação (PIF):

1. O Programa Integrado de Formação (PIF) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Câmpus Cornélio Procópio (PPGEE-CP) visa a integração dos alunos de graduação da UTFPR às atividades de pós-graduação desenvolvidas pelo PPGEE-CP.

2. O principal objetivo do PIF é proporcionar ao aluno de graduação uma formação aprofundada em determinadas áreas específicas, de modo que, ainda no desenvolvimento de sua graduação, o aluno adquira conhecimentos que facilitem a continuação de seus estudos até a obtenção do título de Mestre em Engenharia Elétrica. A conclusão do Mestrado poderá se dar após a conclusão da graduação, caso o aluno seja aprovado no processo seletivo de ingresso de novos alunos do PPGEE-CP, respeitando prazos e legislação vigente.

3. Ao ingressar no programa PIF, o aluno recebe a supervisão integral de um docente permanente do PPGEE-CP, docente que possui no mínimo o título de Doutor e que atua em regime de dedicação exclusiva na UTFPR. Ainda na graduação, o aluno inserido no PIF deve cursar disciplinas ofertadas pelo PPGEE-CP. Receberá o certificado oficial do PIF o aluno que tiver integralizado, no mínimo, o total de créditos em disciplinas exigidos aos alunos regulares do PPGEE-CP para defesa de dissertação de Mestrado.

4. O PIF possibilita ao aluno de graduação a conclusão do curso de Mestrado em menor tempo. De fato, o PIF incentiva o aluno a ter o seu tempo de formação no Mestrado reduzido pelos seguintes aspectos: (1) o aluno terá integralizado todos os créditos do Mestrado até a conclusão de sua participação no PIF e (2) o aluno terá recebido supervisão em pesquisa cientifica e/ou tecnológica de um docente do Mestrado.

5. Ao ter concluído a totalidade dos créditos exigidas no Mestrado, o aluno egresso do PIF terá o tempo de sua permanência na pós-graduação dedicada, exclusivamente, ao desenvolvimento do trabalho da dissertação.

6. O aluno que participar do PIF terá direito a um certificado oficial. Além disso, o aluno pode contabilizar o PIF para o Estágio Supervisionado do curso de graduação.

7. A participação no PIF não obriga o aluno a ingressar no mestrado do PPGEE-CP, mas se o fizer, o aluno terá o seu ingresso realizado juntamente com os demais candidatos, obedecendo a todos os critérios de seleção vigentes.

8. O PIF é uma opção disponível aos estudantes de graduação da UTFPR, caso seja de interesse do aluno em prosseguir no mestrado em Engenharia Elétrica do PPGEE-CP. As atividades de iniciação científica e/ou tecnológica também são valorizadas, uma vez que os trabalhos resultantes destas atividades podem se constituir em uma base sólida para o desenvolvimento da dissertação de mestrado.

As linhas de pesquisa cobertas pelo PPGEE-CP são:

• Acionamentos Eletroeletrônicos

• Processamento e Conversão de Energia