Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Apresentação

O Laboratório Tecnológico de Vibrações Mecânicas - LTVM, desenvolve no âmbito da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Cornélio Procópio, diversas atividades relacionadas a pesquisa, desenvolvimento e transferência de novas tecnologias a indústria nacional.

Dentre as varias atividades desenvolvidas, pode-se destacar três grandes áreas de atuação: pesquisa e desenvolvimento, extensão universitária através de cursos de capacitação profissional e consultorias.

No âmbito da pesquisa e desenvolvimento são desenvolvidos vários projetos de pesquisa na área de análise de vibrações mecânicas. Dentre os projetos em andamento, pode-se destacar trabalho conjunto entre duas instituições de ensino superior: a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a UTFPR/CP e uma instituição de fomento A PETROBRAS/CENPES, a qual disponibilizou os recursos financeiros. Neste projeto, busca-se desenvolver técnicas eficientes para a determinação das respostas dinâmicas vibratórias de estruturas na presença de fluidos em movimento. Esses fenômenos ocorrem com bastante frequência na área petrolífera, em que praticamente todos os tipos de plataformas de exploração de reservas submarinas possuem estruturas cilíndricas expostas às correntes marítimas.

 

petro_web.jpg

Figura 1. Plataforma semi-submersível e uma embarcação (fonte: www.offshore-technology.com).

 

Já no âmbito da extensão universitária são oferecidos diversos cursos voltados à capacitação profissional na área de manutenção mecânica. Destaca-se que a presente área vem, ao longo dos anos, sofrendo mudanças substancias em função do aumento da produção, da otimização da produção e da crescente busca por maior confiabilidade das plantas industriais. Neste contexto, particularmente, a aplicação de técnicas manutenção preditiva vêm se tornando cada vez mais importante.

Em função desta crescente demanda, é cada vez maior a necessidade de profissionais qualificados para atuarem de forma eficiente na elaboração e na execução de programas de manutenção preditiva com foco em resultados. Assim o LTVM tem atuado em diversas etapas: na capacitação de profissionais, no planejamento, implantação e auditoria de programas de Manutenção Preditiva. A CESP (Companhia Hidrelétrica de São Paulo), Duke Energy, o Grupo ETH BIOENERGIA – Destilaria ALCIDIA S/A, são apenas alguns exemplos bem sucedidos de empresas nas quais o LTVM tem realizado estes trabalhos. Para maiores informações consulte o linkTreinamentos.

   

apresentacao_web.jpg

 Figura 2. Aplicações dos conceitos teóricos através de exemplos práticos - Bancada de análise de Vibrações Mecânicas. 

  

Por fim, no âmbito das consultorias voltadas à análise de vibrações, são realizados diversos trabalhos, dentre os quais pode-se citar: Soluções em problemas Dinâmicos em máquinas e equipamentos; Diagnostico de defeitos por análise de vibração; Modelagem por Elementos Finitos; Proposição de medidas de controle de vibração excessiva em máquinas e equipamentos; Implantação e auditoria de programas de manutenção preditiva.

Em linhas gerais, nestas consultorias são realizadas análises voltadas a redução de vibrações mecânicas em maquinas e equipamentos que possuam níveis alarmantes de vibrações. Para tanto, são estudados meios de modificação estrutural, com o mínimo de intervenção sobre o funcionamento e a estrutura da máquina.

 

Ações do documento