Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Departamento de Apoio e Projetos Tecnológicos - DEPET

OBJETIVO

O Departamento de Apoio e Projetos Tecnológicos (DEPET) tem como objetivo promover a melhoria e a inovação de processos e produtos por meio de conhecimentos tecnológicos existentes na gestão de transferência de tecnologia.

Por meio do departamento, é possível realizar serviços de consultoria, pesquisa cooperativa, serviços laboratoriais e cursos de extensão para a comunidade e para empresas.

A partir de uma necessidade é possível consultar o departamento para uma possível solução ou orientação do melhor caminho para a resolução do problema.

 

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO E PESQUISA COOPERATIVA

Atendimento da demanda e desenvolvimento de qualquer natureza e nível, abrangendo principalmente as modalidades de consultorias, assessorias, orientações, assistências e pareceres.

Compreende o projeto de pesquisa e desenvolvimento de qualquer natureza e nível, realizado em parceria, objetivando a melhoria, aprimoramento e/ou desenvolvimento de produtos, sistemas ou processos e seus componentes

Orientações para o Desenvolvimento de Serviços

 

CURSOS DE EXTENSÃO

Objetivam o enriquecimento curricular, a atualização e o treinamento profissional da comunidade interna e externa da UTFPR – Campus Cornélio Procópio, sendo ministrados por seus servidores docentes e/ou administrativos ou por convidados de outras instituições de ensino ou empresas. Pode ser organizados em duas modalidades:

  • Cursos empresariais: cursos de qualquer natureza e/ou nível, realizados por instituições ou empresas, com localização e clientela por elas definidas.
  • Cursos comunitários: cursos de qualquer natureza e/ou nível, realizados por iniciativa dos funcionários da UTFPR – Campus Cornélio Procópio, destinado à comunidade em geral.

Orientações para o Desenvolvimento de Cursos de Extensão

 

NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

 

Também é de responsabilidade do departamento o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do campus, núcleo este que se preocupa com a "proteção dos conhecimentos" e respectiva transferência ao setor produtivo. Nesse sentido busca-se orientar os pesquisadores no desenvolvimento de ambos os processos e conduzi-los quando se trata de PI - Propriedade Intelectual da UTFPR.

Para solicitação de patentes e registros acesse o link:

Clique aqui para a solicitação de Patente e Registro

Gustavo Cantieri
Chefe do Departamento de Apoio e Projetos Tecnológicos

cantieriutfpr.edu.br.gif
(43) 3520-4014

Mandar uma mensagem

Juliano Oliveira
(43) 3520-4068
julianooliveira@utfpr.edu.br

Ações do documento