Você está aqui: Página Inicial cornelioprocopio O Câmpus

Apresentação

O nascimento do Câmpus Cornélio Procópio aconteceu com a sua implantação, em 1993, na época como uma Unidade de Ensino Descentralizada - UNED - do então CEFET-PR e ofertava somente os Cursos Técnicos nas áreas de Eletrotécnica e Mecânica.

 

Atualmente, o Câmpus conta com cerca de 2000 alunos oriundos de diversas partes do país, com 217 professores e 93 técnico-administrativos. Ocupa uma área de cerca de 65,1 mil m2, possuindo construções que totalizam aproximadamente 22.5 mil m2, abrangendo ambientes administrativos, de ensino, pesquisa e área esportiva.

 

Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBE), de 1996, que não permitia mais a oferta dos cursos técnicos integrados, a Instituição, tradicional na oferta de tais cursos, decidiu implantar o Ensino Médio e Cursos de Tecnologia. Em 1998, em virtude das legislações complementares à LDBE, a diretoria do então Cefet-PR tomou uma decisão ainda mais ousada: criou um projeto de transformação da Instituição em Universidade Tecnológica.


Após sete anos de preparo e o aval do governo federal, o projeto tornou-se lei no dia 7 de outubro de 2005. O Cefet-PR, então, passou a ser a UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) – a primeira especializada do Brasil. Atualmente, a Universidade Tecnológica conta com treze câmpus distribuídos estrategicamente em todo o estado do Paraná e, dentre eles o Câmpus Cornélio Procópio.

 

Dentre as grandes conquistas realizadas nos últimos anos no Câmpus Cornélio Procópio destacam-se:  as contratações de pessoal e a realização de obras com o apoio do Governo Federal pelo Programa REUNI, tais como: a contratação de  novos professores e técnicos administrativos; construção dos novs blocos de Engenharia de Computação e Licenciatura em Matemática; compra de equipamentos para implantação de novos laboratórios e reestruturação dos laboratórios existentes e aquisição de livros; climatização de diversos ambientes; ampliação dos ambientes desportivos; inauguração do Restaurante Universitário e implantação dos programas de assistência estudantil e construção de passarelas interligando os ambientes educacionais.

Através do Hotel Tecnológico e Incubadora de Inovação, a Instituição proporciona às empresas o fortalecimento e a interação com o setor produtivo e produção de equipamentos, contribuindo para o crescimento do mercado de trabalho.

Os cursos oferecidos pela UTFPR Câmpus Cornélio Procópio atualmente são: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Controle e Automação e Licenciatura em Matemática,  além de diversos cursos de Especialização, Extensão e o Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Informática, Bioinformática e Matemática.

Ações do documento