Você está aqui: Página Inicial > Covid-19 > Cartilha > Sobre a Covid-19
conteúdo

Sobre a Covid-19

publicado 03/12/2020 14h54, última modificação 04/12/2020 11h54

O novo coronavírus (SARS-CoV-2) causa a doença Covid-19, que pode acarretar infecções assintomáticas ou em quadros graves. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 80% dos pacientes apresentam poucos sintomas, 20% requerem atendimento hospitalar por dificuldade respiratória, entre os quais 5% podem precisar de suporte ventilatório. Mesmo aqueles que não apresentam sinais podem ser transmissores da doença.

Diante do risco à saúde da comunidade acadêmica, a UTFPR realiza atividades prioritariamente a distância. Somente algumas iniciativas são permitidas para acontecer presencialmente, de acordo com as instruções normativas vigentes. Para que as atividades ocorram com segurança e proteção, divulgamos este protocolo interno para conhecimento de alunos, servidores e terceirizados.

 

Tempo de vida do vírus

O novo coronavírus não se dissipa de imediato, pois tem um tempo de vida, dependendo do tipo de material ou ambiente. Por isso, são necessárias medidas como o uso de máscaras e a constante higienização das mãos. Por isso, é importante manter em isolamento alguns itens, objetos ou equipamentos, quando não for possível sua higienização.

Tempo de Vida do novo coronavirus.png

 

Formas de transmissão

Conheça os meios em que ocorre a transmissão para compreender como acontece o contágio da doença Covid-19.

Formas de transmissaoo.png

 

Sintomas

Saiba quais são os principais sintomas da Covid-19 para rapidamente procurar ajuda médica.

Sintomas da doenca.png

 

O que fazer se apresentar esses sinais?
Procure atendimento nas Unidades Básicas de Saúde mais próximas; ou
Em caso de emergência, ligue para o SAMU 192.

Se tiver sintomas compatíveis com a Covid-19, ou contato com pessoas comprovadamente infectadas, permaneça obrigatoriamente em atividade remota por pelo menos 14 dias. Adicionalmente, casos comprovados de infecção e de contato com pessoas infectadas deverão retornar às atividades presenciais mediante atestado médico, comprovando a ausência de risco de transmissão.

Dúvidas sobre a doença?
Acesse o Aplicativo Coronavírus-SUS; ou
Ligue para o Telemedicina Paraná: 0800 644 4414.

 

Grupos de Risco

Devem permanecer em isolamento, com atividades remotas, os que pertencem a grupos suscetíveis a complicações com o contágio da Covid-19. Confira as pessoas desta classificação, listadas na IN 14/2020.

retornar à página anterior [capa] | ir para outras páginas da cartilha [na UTFPR] [em deslocamentos] [em casa]