Você está aqui: Página Inicial curitiba Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Notícias Notícias Laboratório de Imagens 3D&IA, passou a ser ocupado pelo Laboratório de Análise de Imagens Astronômicas

Ao final do mês de maio de 2017, o Laboratório de Imagens 3D&IA, sob coordenação do prof. Dr. Walmor Cardoso Godoi, passou a ser ocupado pelo Laboratório de Análise de Imagens Astronômicas, sob responsabilidade do Prof. Dr. Felipe Braga Ribas. Neste laboratório são realizadas atividades de pesquisa e extensão em Astronomia pelos alunos orientados pelo referido professor, em nível de graduação e pós-graduação.

O local ainda abriga dois armários com os telescópios e equipamentos do CAUTEC (Clube de Astronomia da UTFPR). Vale citar que estes equipamentos encontravam-se no Departamento de Eletrônica até final de 2016, quando o departamento solicitou a retirada dos equipamentos, gerando assim uma necessidade urgente de espaço para abrigar os equipamentos. Como os telescópios são usados semanalmente para atividades de extensão, era fundamental que o novo espaço tivesse acesso sem qualquer degrau para a rolagem dos carrinhos de transporte.

Assim, o Prof. Dr. Walmor Cradoso Godoi cedeu o espaço do seu laboratório, que situava-se na referida sala, e transferiu o seu laboratório de Imagens 3D & IA situado no subsolo do bloco N (ao lado do GECEL), no antigo laboratório de polímeros coordenado pela profa. Elaine do DAFIS. A proposta do laboratório é desenvolver trabalhos com imagens e inteligência artificial. O laboratório possui 4 alunos voluntários de IC que trabalham com os temas voltados à simulação de esforços em pacientes de bruxismo, inteligência artificial, tomografia industrial (concreto e lodo), além de desenvolver um projeto de realidade virtual para treinamento de operadores de subestações em parceria com a Copel/Lactec.

O novo espaço foi todo pintado e remodelado. É mais amplo e permitirá receber novos equipamentos (como computadores e impressoras 3D) em projetos futuros.