Você está aqui: Página Inicial curitiba Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Notícias Notícias Apresentação Científica Sobre Fibromialgia Para Especialistas

Apresentação Científica Sobre Fibromialgia Para Especialistas

Apresentação Científica Sobre Fibromialgia Para Especialistas

Prof. Oslei de Matos apresentado os resultados sobre a pesquisa. Foto: Isabela Macedo

Apresentação Científica Sobre Fibromialgia Para Especialistas

Dia 25 de maio de 2017 (quinta feira), o ITech, através de seu coordenador Prof. Oslei de Matos, realizou um coffee break para médicos e especialistas na área de saúde e tecnologia para apresentar os primeiros resultados das pesquisas sobre Fibromialgia. A pesquisa em questão tem por objetivo analisar recursos tecnológicos para o auxílio diagnóstico da Fibromialgia. Há cerca de 2 anos foram iniciados os projetos juntamente com o setor de reumatologia do Hospital de Clinicas (HC) da UFPR com a colaboração do Dr. Eduardo Paiva. Nesta fase da pesquisa foram utilizadas a câmera térmica e a Ressonância Magnética para analisar as pacientes encaminhadas pelo HC. Os resultados apontaram doenças associadas à síndrome e novos critérios que ajudarão o clínico no diagnóstico mais preciso. Quanto à utilização da câmera térmica, a mesma ainda possui limitações quando utilizada isoladamente.

Na ocasião estavam presentes o Dr. Eduardo Paiva (Reumatologista HC), o Dr. Ricardo Ferreira (colaborador, especialista em Ressonância Magnética), o Professor Humberto Gamba (professor com pesquisas em Câmera Térmica e Ressonância Magnética), a Professora Djanira A. da L. Veronez (Neurocientista da UFPR).

A apresentação contou com a participação do Professor Oslei de Matos (coordenador do projeto), Lilian Oliveira (aluna do Mestrado Engenharia Biomédica) e Doutor Wagner Ripka (colaborador do projeto). O prof. Oslei considera que o feedback proporcionado pelos convidados, irá direcionar novas pesquisas e novos conceitos diagnósticos para a continuidade dos trabalhos. E ressalta também a importância de Instituições participantes para o desenvolvimento de pesquisas voltadas às áreas de saúde e tecnologia. 

Ações do documento