Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial curitiba Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Notícias Notícias Curso de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR inova na maneira de ensinar

Curso de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR inova na maneira de ensinar

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UTFPR INOVA NA MANEIRA DE ENSINAR

Com apenas oito anos de existência, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná inova mais uma vez na criação de novas metodologias que possibilitam a integração entre teoria e prática, tanto no âmbito do ensino quanto na extensão e pesquisa. De forma inédita, entre os dias 28/08 a 02/09, docentes e discentes se mobilizam para realizar a denominada Semana de Atelier Vertical.

Nova e revolucionária na Universidade, a atividade dividiu todos os alunos em 18 equipes que mesclam estudantes de todos os períodos para rica troca de experiências ao realizar projetos com conteúdos interdisciplinares, enriquecendo o conhecimento individual, resignificando o trabalho em equipes e expandindo os horizontes além das limitações da graduação em Arquitetura convencional.

A possibilidade de eventos como esse surge da horizontalidade existente entre professores, coordenadores e alunos, que desde o início se unem para que a construção deste ensino seja democrática. Ao contemplar todos os perfis de aprendizes, o curso prepara os jovens para atender toda a sociedade quando ingressarem no mercado de trabalho, elevando a qualidade dos vários campos e escalas em que o arquiteto atua, seja na área de projetos, planejamento, paisagismo, teoria e desenvolvimento social.

Através dessa horizontalidade, hoje o curso conta com diversos organismos internos, contemplando resoluções da ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura) e da FeNEA (Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura). O CAVNA (Centro Acadêmico Vilanova Artigas), EMAU-CAIS (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo), e o Lupa (Laboratório de Urbanismo e Paisagismo) são exemplos dessa parceria entre alunos e professores, que expandem o ensino muito além das grades da UTFPR.

“Primeira Semana de Atelier Vertical de Arquitetura da UTFPR. Hiper animada e feliz, sou muito feliz de fazer parte da construção deste curso e de ver o quanto evoluímos nesses poucos anos. Parabéns a todos os envolvidos! E agora vamos fazer dessa semana um sucesso pra que vire tradição. Estou amando minha equipe também, vocês são demais.”

Lua Borges Vedovello – aluna do curso.

“Nós do centro acadêmico estamos contentes com o resultado de nosso trabalho junto ao corpo docente. Juntar em equipes alunos de todos os períodos do curso tem sido fantástico. Além da troca de experiências e conhecimentos, é a chance de conhecermos mais nossos colegas de profissão. Arquitetura se faz com debate, compromisso e muito trabalho. Isso é o que temos visto nesta semana, bem como o aprendizado de maneira diferenciada e única” Mario Henrique Felgueira Pavanelli – Representante de Assuntos Acadêmicos do CAVNA.