Você está aqui: Página Inicial curitiba Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Notícias Notícias Estudantes da Utfpr participam do maior evento de robótica da América Latina

Estudantes da Utfpr participam do maior evento de robótica da América Latina

Na foto ao centro prof. Fabro com seus estudantes exibindo o troféu que ganharam

Entre os dias 08 e 12 de Outubro de 2016, ocorreu em Recife o congresso "Robótica 2016" (www.robotica.org.br).
Este evento, considerado o maior congresso de robótica da América Latina, reuniu mais de 1300 participantes em 7 eventos simultâneos: finais da X OBR - Décima Olimpíada Brasileira de Robótica, VI MNR - Sexta Mostra Nacional de Robótica, VII WRE - Sétimo Workshop de Robótica na Educação, além dos eventos científicos XIII LARS – Décimo Terceiro Latin America Robotics Symposium - (Simpósio Latino Americano de Robótica), BRACIS 2016 – Brazilian Conference on Intelligent Systems  (Conferência Brasileira de Sistemas Inteligentes), XIII ENIAC – Décimo terceiro Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional, 3rd KDMile – Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (Terceiro Simpósio de Descoberta de Conhecimento, Mineração de Dados e Aprendizado), X CTDIAC – Décimo Concurso de Teses e Dissertações em Inteligência Artificial e Computacional, III WTDR - Terceiro Workshop de Teses e Dissertações em Robótica, e III CTDR - Terceiro Concurso de Teses e Dissertações em Robótica. Em todos estes eventos, participaram estudantes de ensino fundamental e médio, de gradução e pós-graduação de universidades do Brasil e da América Latina, além de professores e pesquisadores do Brasil e do Exterior.

Este mega-evento, além de tudo isto, também teve a XV LARC - Latin American Robotics Competition (décima quinta Competição Latino-Americana de Robótica) em conjunto com a XIV CBR -décima quarta Competição Brasileira de Robótica).
A UTFPR - Curitiba marcou sua presença nesta competição com 4 equipes de estudantes do curso de Engenharia de Computação, nas seguintes categorias:

- Robocup Soccer Simulation 2D - Futebol de Robôs simulado em duas dimensões;
 - Robocup Soccer Simulation 3D - Futebol de Robôs simulado em três dimensões;
 - IEEE Very Small Size Soccer - em que robôs de 8 cm cúbicos competem em partidas reais de futebol;
- Robocup at Home - no qual robôs realizam tarefas domésticas, como identificar objetos e pessoas, interagir com as pessoas por meio de comandos de voz, seguir as pessoas pela casa, realizar tarefas comuns em ambientes domésticos;

Em uma semana de intensa participação, no qual os estudantes de Engenharia de Computação Vinícius Brenner, Davi Boberg, Geovana Santos, Helena Arins e Caroline Sena se dedicaram ao máximo, varando noites na montagem, programação e testes dos robôs, sob a orientação dos professores João Fabro e André Schneider de Oliveira, do DAINF-Depto Acadêmico de Informática, obtivemos diversos resultados importantes:

conseguimos fazer funcionar o primeiro robô omnidirecional de 4 rodas da Categoria Very Small Soccer. Em uma categoria extremamente competitiva, com 24 equipes participando efetivamente da disputa, ficamos entre as 16 melhores;

- ficamos em sexto na categoria 2D
 Soccer Simulation, na qual a UTFPR já se sagrou campeã em anos anteriores, não conseguindo repetir o bom resultado este ano;

- ficamos na quarta colocação na categoria Robocup@Home de robôs de serviço, onde os esforços heroicos da estudante Geovana não foram suficientes para conseguir desbancar as equipes mais experientes de São Paulo, da Bahia e os donos da casa, de Recife, que obtiveram as três primeiras colocações;

- conseguimos um honroso
 terceiro lugar na categoria 3D Soccer Simulation, graças aos esforços do estudante Davi Boberg, que entrou este ano no projeto de pesquisa! Mais um troféu para a UTFPR-CURITIBA!!!

Parabéns aos
 membros das diversas equipes, e agradecimentos especiais ao prof. André Schneider que ajudou
 muito!!!!! E agradecemos sempre o apoio de todos na UTFPR é no DAINF que sempre apoiaram e
 acreditaram na "Iniciativa Robocup" do LASER-Lab. de Sistemas Embarcados e Robótica (http://laser.dainf.ct.utfpr.edu.br).

Agradecimentos também ao DAINF-Departamento Acadêmico de Informática, na pessoa da Prof.ª Maria Claudia Emer, chefe do DAINF, que sempre apoiou a equipe, tanto em auxílios diversos, quanto com o pagamento das inscrições e ajudas de custo para a viagem da equipe! E ao prof. Cezar Augusto Romano, Diretor Geral do Campus Curitiba, que também apoiou e apóia continuamente as equipes da UTFPR em diversas competições nacionais e internacionais.

E este congresso ocorrerá, no ano que vem, 2017, AQUI EM CURITIBA, sob a coordenação geral do prof. João Fabro e da UTFPR! O evento será de 24 e 29 de outubro de 2017, então todos poderão ter a oportunidade de ver os robôs competindo ao vivo e pessoalmente! Não percam!

Prof. Dr. João Alberto Fabro
Coordenador do Curso de Engenharia de Computação - Campus Curitiba