Você está aqui: Página Inicial curitiba Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Notícias Notícias Estudantes recebem apoio da Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SMBO)

Três estudantes do CPGEI - Camila Moura, Rafael Goes e Rodrigo Fiorim - conseguiram apoio da Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO) para participação na 25th International Conference on Optical Fibre Sensors (OFS-25), 24-28 de abril de 2017. Obtiveram, em concurso nacional organizado pela sociedade, as respectivas passagens aéreas entre Curita e Jeju (Coréia do Sul), local da conferência. O valor aproximado de cada bilhete é de R$ 8.600,00 e o requisito - além do aceite do trabalho - era a vinculação como estudante à SBMO por dois anos (um custo ínfimo de R$ 50). Em contrapartida o CPGEI custeou as despesas de inscrição no evento e forneceu ainda um subsídio para despesas de alimentação e hospedagem.

A seleção dos vencedores foi efetuada por uma comissão de pesquisadores indicados pela SBMO, avaliando o mérito acadêmico de cada trabalho e considerando ainda a respectiva avaliação pelo Comitê Técnico de Programa da OFS-25.

A viagem dos agraciados terá início no dia 21 de abril e chegada em 30 de abril, voando pela companhia Emirates - operando com o moderno A380 a partir de Guarulhos.

Os estudantes integram o Grupo de Pesquisa "Dispositivos Fotônicos e Aplicações", orientados pelos professores Valmir de Oliveira, José Luis Fabris e Ilda Abe, respectivamente. No panorama geral da conferência, a UTFPR teve 6 dos 10 trabalhos oriundos de grupos brasileiros, com o segundo lugar cabendo à UNICAMP (dois trabalhos).

Outras sociedades científicas ofertam regularmente apoio a estudantes para participação em eventos científicos, no âmbito do CPGEI os estudantes - além das sociedades nacionais - podem se filiar ao Capítulo Estudantil do IEEE (informações com a profa. Valéria Arruda) ou da OSA (informações com a estudante de doutorado Larissa Nunes da Costa).