Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial curitiba Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Notícias Notícias Inauguração do novo espaço para o DALEM

Inauguração do novo espaço para o DALEM

Inauguração do Novo espaço do DALEM. Foto: Paulo Mance

No dia 15 de setembro (sexta-feira), às 16h30, aconteceu a inauguração do novo espaço do DALEM - Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas, na sede Centro, do Câmpus Curitiba. Antes dessa mudança de espaço, o departamento se encontrava atrás do Restaurante Universitário, no Bloco N, possuindo uma área muito pequena. Agora está situado no Bloco E, próximo ao DALIC - Departamento Linguagem e Comunicação, com uma estrutura maior. A cerimônia contou com a presença dos professores do departamento e do Diretor-geral do Câmpus Curitiba, Professor Cezar Augusto Romano.

A mudança para o novo espaço representa um grande ganho para o DALEM, como explica a chefe de departamento, Professora Fernanda Baldin - "A mudança de local, do Bloco N para o bloco E, ampliou significativamente o espaço e podemos agora fazer reuniões, atender alunos, receber visitantes de outras instituições, palestrantes, parceiros, professores – num espaço mais representativo do nosso lugar no campus. Com condições de trabalho mais condizentes com nossas funções e importância na Instituição, podemos desenvolver nossas pesquisas e outras atividades num ambiente que pressupõe compartilhamento de espaços e contribui para a existência de colaboração. Nossos próximos projetos almejam a visibilidade do departamento como potência estratégica para o multilinguismo na UTFPR-CT; a criação de um escritório de tradução; o fortalecimento do CALEM como espaço de formação de professores e a criação de um Mestrado Profissional em Línguas Estrangeiras."

O DALEM realiza diferentes frentes e todas elas têm relação com línguas estrangeiras, linguagem, discurso e ensino/aprendizagem. É um departamento que possui dois cursos de Letras: Letras Português-Inglês e o recém-criado Letras-Inglês. Além dos cursos de Licenciatura, são responsáveis pelo Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (CALEM), com o qual iniciaram suas atividades e pelo Curso de Especialização em Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) que é outro espaço de formação continuada de professores de línguas estrangeiras em que se acolhem professores oriundos de nossa instituição e também das redes pública e particular de ensino. Atuam, também, nos Cursos Técnicos e elaboram e aplicam testes de proficiência em leitura em língua estrangeira (alemão, espanhol, francês e inglês) para Mestrado e Doutorado junto com a com a Diretoria de Pós-Graduação, e têm parceria com programa do governo federal Idiomas sem Fronteiras (IsF) que trabalha prioritariamente com vistas à construção linguístico-discursiva para a Internacionalização.

O departamento tem grande importância na formação de professores capazes de articular ensino e pesquisa e que façam da sala de aula seu lugar de trabalho e investigação e dar maior acesso a uma melhor formação e oportunidades, como afirma Fernanda Baldin - "Nosso centro de línguas completa 50 anos em 2018 e é um importante centro de construção de proficiência linguística que possibilitou a muitos estudantes acesso a bolsas - especialmente do programa Ciências sem Fronteiras - e promove, com isso, intercâmbio para estudo e estágio."