Você está aqui: Página Inicial curitiba Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Notícias Notícias Professores da UTFPR participam da Conferência Anprotec

Professores da UTFPR participam da Conferência Anprotec

Professores da UTFPR participam da Conferência Anprotec

 

Os professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Paulo Apelles Camboim de Oliveira e Silvana Leonita Weber, participaram da 26ª Conferência Anprotec, realizada no período de 17 a 20 de outubro, em Fortaleza (CE). No Câmpus Curitiba, os professores respondem, respectivamente, pela Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (Direc) e pelo Programa de Empreendedorismo e Inovação (Proem).

 

O evento reuniu cerca de 650 participantes, entre empreendedores, gestores de ambientes de inovação, representantes dos setores público e privado, além de estudantes e especialistas de todos os estados do País e de outros países. A programação técnica promoveu discussões sobre a identidade e as funções dos mecanismos e espaços de geração de novos empreendimentos, que vêm evoluindo de maneira expressiva, acompanhando as demandas crescentes e diferenciadas da sociedade e dos empreendedores.

 

Segundo o professor Paulo, durante o evento, foi possível trocar experiências com outros agentes promotores do empreendedorismo inovador e da cultura empreendedora e conhecer tendências e boas práticas. “É importante desenvolver ações que estimulem o desenvolvimento de competências, relacionadas aos comportamentos e atitudes empreendedoras, a fim de contribuir na formação de profissionais para o mercado”, afirma o diretor, ressaltando o papel da Universidade na “formulação de soluções inovadoras, a partir das necessidades de demandas dos segmentos de mercado”.

 

No Estado do Paraná, a UTFPR atua na formação empreendedora e no desenvolvimento empresarial com foco na melhoria da competitividade de projetos e de empresas inovadoras e de base tecnológica. O Hotel Tecnológico e a Incubadora de Inovações Tecnológicas do Câmpus Curitiba têm qualificado empreendedores da comunidade universitária e empresários da comunidade externa, ampliando as oportunidades de negócios.

Sobre o evento

Realizado anualmente pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Conferência Anprotec  é considerada um dos maiores do mundo nessa área. A próxima edição vai ocorrer no Rio de Janeiro (RJ), apresentando o tema “Cidades inteligentes, impactos dos mecanismos e dos ecossistemas nas cidades”.

Visitas técnicas

Na capital cearense, a professora Silvana Weber, coordenadora do Proem na UTFPR – Câmpus Curitiba, cumpriu agenda com uma série de visitas técnicas a alguns ambientes de inovação. Ela conheceu as instalações e estratégias de atuação de instituições, como o Hub de Inovação do Nordeste (Hubine) – vinculado ao Banco do Nordeste; a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) – ligada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Governo do Estado do Ceará (Secitece); e a IncubaUece, responsável pelo programa de incubação da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

 

Essas organizações atuam há décadas, viabilizando soluções tecnológicas para o desenvolvimento regional sustentável. “Observei como a inovação é considerada instrumento importante para a Ciência e Tecnologia no Ceará”, afirma a professora, destacando que “as universidades e os centros de pesquisas dão suporte ao mercado, sendo responsáveis pela projeção de profissionais empreendedores”.

Email: proem-ct@utfpr.edu.br

Siga o Proem | UTFPR – Câmpus Curitiba no Facebook e acompanhe todas as novidades sobre empreendedorismo e inovação: facebook.com/proemcuritiba.

Ações do documento