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Projeto de pesquisa do CPGEI é destaque na imprensa nacional

Projeto de pesquisa do CPGEI é destaque na imprensa nacional

Projeto desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) é destaque na imprensa nacional.

O projeto de pesquisa e desenvolvimento financiado com Recursos de Desenvolvimento Tecnológico nas concessões rodoviárias da ANTT pela empresa Triunfo Concebra e executado por pesquisadores do CPGEI tem como objetivo “desenvolver metodologia para monitoramento e inspeção de rodovias empregando veículo aéreo não tripulado (VANT)”. A equipe executora do projeto é formada pelos professores Cicero Martelli (coordenador do projeto) e Jean Carlos Cardozo da Silva e pelo mestrando André Biffe Di Renzo.

A Triunfo Concebra lançou na sexta-feira (18) o 1º drone para monitoramento de rodovia no Brasil. O equipamento tem início imediato na operação e faz parte de projeto de desenvolvimento tecnológico em parceria com a ANTT chamado “Metodologia para Monitoramento Remoto de Rodovias – VANTRod”. A Concessionária visa agilizar o atendimento dos usuários, trazer segurança na identificação de acidentes e monitorar de forma remota a qualidade da sinalização na rodovia.

Durante dois anos, a aeronave e seu sistema foram objetos de estudos de pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), juntamente com a área de Tecnologia da Informação da Triunfo Concebra. No estudo, as equipes desenvolveram inteligência artificial por algoritmos computacionais que identificam os pontos de interesses na rodovia.

Com o uso de visão computacional, o drone permite uma análise mais precisa das informações da via, o que agiliza o trabalho da equipe de Operações com a diminuição de tempo de deslocamento para verificar qual apoio o usuário necessita na rodovia. Além da verificação de demais serviços como: estrutura do pavimento, análise do tráfego e sinalização horizontal.

O drone é controlado por rádio frequência e suas características principais são: visualização em tempo real do local onde está sobrevoando, sistema para seguir o usuário, auto decolagem e auto pouso, telemetria, modulação aerodinâmica para melhor controle da câmera e possui ferramenta para aplicativos Android e iOS.

A aeronave possui registro na ANAC e autorização de espaço aéreo pela DECEA, através do sistema SARPAS. O Inspire 1 (modelo do drone) tem peso de 2935g com velocidade média de 60km/h e tempo de voo de até 1h10min.

Links para as reportagens:

http://g1.globo.com/goias/jatv-2edicao/videos/t/edicoes/v/concessionaria-usa-drone-para-fiscalizacao-na-br-153-em-goias/6090969/

https://globoplay.globo.com/v/6092178/

http://www.cbngoiania.com.br/programas/cbn-goiania/cbn-goi%C3%A2nia-1.213644/triunfo-concebra-vai-usar-drone-para-monitoramento-da-br-153-1.1330953

https://diaonline.com.br/video-on-demand/trecho-entre-goiania-e-aparecida-na-br-153-vai-ser-monitorado-por-drone/

 http://g1.globo.com/goias/bom-dia-go/videos/t/edicoes/v/drone-e-utilizado-para-monitorar-trecho-da-br-153-em-aparecida-de-goiania-e-na-capital/6092197/
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Universidade Tecnológica Federal do Paraná
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+55 41 3310-4681

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