Você está aqui: Página Inicial curitiba Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Notícias Notícias Visitas técnicas movimentam o Hotel Tecnológico da Utfpr, Câmpus Curitiba

Visitas técnicas movimentam o Hotel Tecnológico da Utfpr, Câmpus Curitiba

Foto: Cristiano Sousa. Turma do 1º Período de Engª Elétrica visitam Hotel Tecnológico

Visitas técnicas movimentam o Hotel Tecnológico

Durante o mês passado, uma série de visitas técnicas movimentou o Programa de Empreendedorismo e Inovação (Proem) e o Hotel Tecnológico (HT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Curitiba. Nos dias 11 e 27 de outubro, mais de 50 estudantes de graduação do primeiro período dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e de Engenharia Elétrica, respectivamente, tiveram a oportunidade de conhecer esses mecanismos de complemento ao ensino.

A iniciativa partiu do professor Roberto Cândido, que leciona para ambas as turmas a disciplina “Introdução à Engenharia”. Segundo ele, o aluno precisa traçar seu caminho profissional desde o primeiro dia na Universidade. “O espírito empreendedor pode ser a grande chave de sucesso dos futuros engenheiros, que devem usufruir de todos os proveitos oferecidos pela UTFPR para desenvolverem seus próprios negócios”, pontua o docente.

Dentre os diversos conteúdos, a matéria de introdução discute o mercado de trabalho do engenheiro, assim como o perfil profissional desejado. Nesse sentido, o HT propicia novas formas de geração de renda para os estudantes empreendedores, além dos empregos formais disponíveis para a categoria.

Bruno Bonet, aluno de Engenharia Elétrica e um dos participantes da visita técnica, pretende empreender um projeto de base tecnológica em paralelo à graduação, porém ainda não sabia a quem recorrer. Ele e outro colega já compartilham de uma ideia inovadora. “Tivemos uma impressão bastante positiva, pois empreender é algo que demanda coragem e saber que a nossa Universidade dispõe dessa estrutura é fantástico e nos estimula a seguir esse caminho“, disse o estudante.

Benchmarking

No dia 25 de outubro, a equipe do Proem da UTFPR – Câmpus Pato Branco também visitou as instalações do Hotel Tecnológico do Câmpus Curitiba, a fim de identificar melhores práticas e aprimorar procedimentos. Para a professora Silvana Weber, coordenadora do Proem local, esse tipo de ação representa uma oportunidade de aproximação com a comunidade universitária. “Criamos um ecossistema colaborativo de empreendedorismo e ajudamos a disseminar o conhecimento”, destaca a gestora.

Proem da UTFPR – Câmpus Curitiba

O Proem é vinculado à Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (Direc), abrangendo os mais variados cursos de graduação do Câmpus e destinado a alunos, ex-alunos (egressos) e servidores da Instituição com perfil empreendedor. O Programa atua na formação da cultura empresarial e propicia espaços de desenvolvimento para projetos e empresas com ênfase em tecnologia e inovação, por meio do Hotel Tecnológico (HT), da Incubadora de Inovações Tecnológicas (IUT) e das empresas juniores (EJs).

O Proem oferece espaço físico, computador com acesso à Internet, impressora, telefone fixo, material de secretaria, laboratórios, endereço postal e serviços de limpeza, de segurança e de manutenção do espaço físico e de equipamentos. Além da assessoria de gestão, também viabilizada a participação dos hóspedes, incubados e empresários juniores em treinamentos, eventos, cursos e seminários, visando à capacitação técnica e mercadológica.

Hotel Tecnológico (HT)

O HT é uma pré-incubadora, que abriga projetos e ideias com ênfase em tecnologia e inovação. Criado em 1997, juntamente com o Proem, tem como principal objetivo apoiar empreendimentos oriundos da comunidade interna, proporcionando, também, continuidade às atividades de pesquisa e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Situado na Sede Centro da UTFPR – Câmpus Curitiba, o HT conta com uma infraestrutura de baias com estações de trabalho e armários, sala de reuniões e copa completa. Os empreendimentos permanecem hospedados pelo período de até 12 meses, sendo possível a prorrogação desse prazo por mais 12 meses, ou seja, no máximo dois anos.

Os interessados concorrem às vagas por meio de editais de chamada pública, lançados anualmente. O processo seletivo consiste na apresentação do Canvas, visando à análise da viabilidade técnica e econômica do projeto, e na defesa da ideia para uma banca multidisciplinar, composta por professores da UTFPR e de outras IES, além de representantes de organizações parceiras, que atuam na promoção do empreendedorismo e da inovação.