Graduação

  • Bacharelado em Química

Para maiores informações, clique aqui.

O curso de graduação plena com habilitações de bacharelado em química tecnológica tem duração de 8 a 10 semestres. Forma profissionais extremamente flexíveis e imprescindíveis em vários segmentos socioeconômicos, principalmente em função dos avanços tecnológicos e suas interações e implicações no meio ambiente. A habilitação em química tecnológica possibilita ao egresso atuar nos processos de produção, tratamentos prévios e complementares de produtos e resíduos; análises químicas e físico-químicas, químico-biológicas, bromatológicas, toxicológicas, biotecnológicas e legais; padronização e controle de qualidade; operação e manutenção de equipamentos e instalações; pesquisa e desenvolvimento; gerenciamento, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito de suas atribuições. Além destas atribuições este curso vem capacitar o profissional com uma visão de processos sustentáveis de vários ramos da indústria. A habilitação em licenciatura possibilita ao egresso atuar nas áreas ligadas ao exercício do magistério, bem como o desenvolvimento de metodologias e materiais didáticos.

 

  • Licenciatura em Química

Para maiores informações acesse a página do Curso.

Página no Facebook: https://www.facebook.com/licenciaturaquimicautfprcwb/

O curso de graduação plena com habilitação de Licenciatura em Química, da UTFPR-Curitiba, foi criado em 2008 para atender a grande carência de docentes na área de Ciências (principalmente Física, Química e Matemática), já que o país não vem formando licenciados em número suficiente para preencher as vagas e esse déficit de professores continua aumentando. Seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, esse curso de licenciatura visa à formação generalista, mas sólida e abrangente, em conteúdos dos diversos campos da Química e a preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e práticas de ensino de Química e de áreas afins (biologia) na atuação profissional como educador no ensino fundamental e médio. A estrutura curricular do curso foi feita para possibilitar que o licenciado em química seja capaz de Lecionar disciplinas na educação básica, no ensino não-formal, na educação inclusiva, no ensino à distância, entre outros. O propósito do curso é que eles também produzam conhecimentos relevantes para a área de Ensino de Química e desenvolvam e apliquem estratégias e materiais didáticos de diferentes naturezas, identificando e avaliando seus objetivos educacionais. Por fim, esse curso promoverá meios para formar cidadãos com ética, sociabilidade e humanismos que possam desenvolver suas habilidades e competência na docência, sendo um profissional reflexivo e use da colaboração no processo de ensino e aprendizagem da Química. Os futuros docentes serão incentivados na sua formação continuada em cursos de Pós-graduação nas áreas de Ensino, Ciências Exatas, entre outras.

 

  • Tecnologia em Processos Ambientais

 Para maiores informações, clique aqui.

O Curso Superior de Tecnologia em Processos Ambientais/Química Ambiental, da UTFPR-Curitiba, foi configurado para atender à demanda por profissionais para atuarem no controle dos processos, analisando criticamente as etapas geradoras de resíduos, no sentido de evitá-los, reduzi-los e ou tratá-los, com o objetivo de retorná-los ao ciclo produtivo ou dispô-los adequadamente. A área do plano do curso pertence às Ciências Exatas/Química/Industrial preparando os acadêmicos para serem especialistas em soluções otimizadas de processos, capacitando-os a pesquisar, propor e aplicar metodologias que minimizem os impactos ambientais. Portanto, curso visa formar um profissional da área de Química com conhecimentos específicos na área de meio ambiente e controle da poluição, preparando-o para ser especialista em soluções adequadas à realidade do desenvolvimento sustentável, gerenciando a prevenção e correção de problemas ambientais, e de ser capaz de desenvolver novas tecnologias e aplicações.

Ações do documento