Você está aqui: Página Inicial curitiba Estrutura do Câmpus Diretorias Diretoria de Graduação e Educação Profissional Departamentos Eletrônica Noticias Abertura da Semana de Eletrônica 2014

Abertura da Semana de Eletrônica 2014

Solenidade de abertura da Semana Acadêmica de Eletrônica. Foto: Saturnino Machado.

"Na manhã da última segunda-feira, dia 10 de novembro, houve a abertura da Semana Acadêmica de Eletrônica no Câmpus Curitiba. O principal objetivo desta Semana é estabelecer um maior contato entre alunos e a comunidade, envolvendo conceitos de vanguarda na área de eletrônica.

A solenidade de abertura da Semana Acadêmica de Eletrônica contou com a presença do Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Maurício Alves Mendes; do Diretor-Geral do Câmpus Curitiba, Cezar Augusto Romano; do Coordenador da Semana e Chefe do Departamento Acadêmico de Eletrônica, Cezar Janeczko; e do Coordenador do Curso de Engenharia Eletrônica, Hilton de Azevedo.

Após a solenidade de abertura houve a palestra com o professor Jackson Pitangueira, um dos fundadores do curso de eletrônica da UTFPR. Em sua palestra, o professor Jackson se emocionou ao falar de sua carreira como profissional em eletrônica e disse como foi que desenvolveu a criação do curso de eletrônica da UTFPR.

Segundo ele, não havia professores especializados na área de eletrônica. “Quando vim do nordeste para cá, a razão para vir para Curitiba foi a oferta de um curso especial para a formação de professores, isso na época em que o Brasil precisava de mão de obra. Não havia professores em quantidade suficiente para criar esses cursos e levar adiante a ideia de produção dos produtos que antes eram importados”, relatou o professor.

Contudo, o desenvolvimento do curso de eletrônica só foi possível devido aos americanos que foram os grandes financiadores para que o curso fosse evoluindo ao longo do tempo, mas isso após o término da Segunda Guerra Mundial. E através da criação do CBAI (Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial), o curso de eletrônica teve grande avanço em todo o país.

Em 1962, após a extinção do CBAI, houve a criação do curso de eletrônica de forma definitiva, e o professor Jackson foi o precursor para o desenvolvimento do curso, após a autorização do Ministério da Educação. “Nesse curso de eletrônica fui o primeiro professor, alias, fui o único, pois não existia mais ninguém. E o curso era dado assim: Durante a manhã, por exemplo, seria a oficina, não existia o termo laboratório, era oficina onde se dava a prática. Na parte da tarde, os alunos tinham aulas de cultura geral, matemática, português, etc. Já no segundo ano houve um aumento de quantidade de alunos, e então tivemos o primeiro e o segundo ano e nisso tivemos a divisão de turmas sendo uma de manhã e outra à tarde e vice-versa. Ou seja, na época os alunos ficavam o dia inteiro na escola. Com o passar do tempo o curso cresceu, foram contratados mais professores, e veio o primeiro coordenador do curso e a aprendizagem melhorou muito”, concluiu o professor.

Ao fim da palestra, o professor Jackson Pintagueira recebeu uma homenagem do curso de Eletrônica do Câmpus Curitiba através de fotos históricas sobre o desenvolvimento do curso e entrevistas feitas com o próprio professor Jackson, para saber ao certo da data e ano da criação do curso de eletrônica na UTFPR, que até então sofria com controvérsias.

(Igor Castro – Ascom)"