Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Engenharia Mecânica

copy2_of_01.jpg m_inicio_b.jpgm_cursos_b.jpgm_areas_b.jpgm_dep_b.jpgm_docen_b.jpgm_alunos_b.jpgm_serv_b.jpg


Perfil do Egresso

Disciplinas

Grades Curriculares


engen_b.jpg Engenharia Mecânica

 

Currículo Pleno, de acordo com a Resolução 48/76 CFE de 27/04/76 e 4/77 CFE de 09/03/77, para o Curso de Engenharia, Habilitação em Engenharia Industrial Mecânica. Reconhecido pelo Ministério da Educação, por meio da Portaria nº 223 de 06 de março de 1998.

 

 

Campo de atuação

 

O campo de atuação é bastante vasto sendo mais indicada a área da indústria nos ramos têxtil, metalúrgico, siderúrgico, automobilístico, petrolífero, etc. O curso de Engenharia Mecânica, permite ao diplomado desenvolver atividades em: engenharia do produto; processos de manufatura; projeto de ferramental; método, análise, planejamento e desenvolvimento de manufatura; arranjo físico de equipamentos; planejamento; programação, manutenção e expedição de produtos; controle de qualidade; manutenção de máquinas e instalações mecânicas, assistência técnica; auditoria; fiscalização; análise e elaboração de projetos industriais. Pode ainda estender seu trabalho à área de serviços em firmas de consultoria e assessoramento, instituições de pesquisa e científicas ou no magistério.

 

 

Características do curso

 

A Habilitação Engenharia Mecânica é um curso superior de graduação plena, ministrado pela UTFPR-PR em dez períodos semestrais. A carga horária totaliza 4.545 horas-aula, das quais 1785 se constituem de aulas práticas de laboratórios e oficinas, 360 horas de disciplinas optativas dentro da ênfase específica, e 360 horas-aula dispensada ao estágio profissional supervisionado realizado junto às organizações da região.

 

Topo


 

Perfil do Egresso

 

 

Competência técnica

 


A intenção é formar profissionais que venha a ter basicamente as seguintes características:

  1. a. Formação sólida nas disciplinas básicas (Matemática, Física, Química), garantindo que o profissional, após formado, tenha facilidade de acompanhar a evolução tecnológica.
  1. b. Conhecimento na área de Informática, ministrada já no início do curso, para que possa ser utilizada como ferramenta em todas as disciplinas e ainda dar base suficiente para que possa se aprimorar, se assim o desejar, em disciplinas, optativas ou extracurriculares dentro da Instituição.
  1. c. Conhecimento das disciplinas básica da área gerencial (Economia e Administração) abrindo sua visão para as possibilidades de tornar-se um empreendedor, além de fornecer-lhe as ferramentas necessárias a um gerente na área de engenharia.
  1. d. Formação humanística para que o futuro profissional venha a ter um bom relacionamento humano no trabalho, e tornar-se um engenheiro consciente de seu papel dentro da comunidade.
  1. e. Forte embasamento nos diversos conhecimentos que caracterizam o engenheiro industrial, proporcionado pelas disciplinas obrigatórias e também uma boa formação em algumas áreas de concentração à sua escolha, definidos nas disciplinas optativas. Mesmo após formado, o profissional poderá retornar à Instituição e participar de outras disciplinas que achar importante.
  1. f. Visão global e interdisciplinar proporcionada pelo projeto de final de curso, em que os conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas deverão ser aplicados.
  1. g. Visão real de sua vida profissional, proporcionada por um estágio supervisionado de, no mínimo, 360 horas.
  1. h. Bom desempenho nas aplicações práticas de sua vida profissional, resultante do grande número de aulas de laboratório desenvolvidas durante o curso.

 

 

Formação sócio-interativa

 

Por intermédio de um trabalho de conscientização e mudanças de postura de alunos e professores, e de um trabalho realizado através de atividades extraclasse, fazem com que o engenheiro formado na UTFPR tenha também:

  1. a. A visão de qualidade total em todas as suas ações, resultante de um trabalho desenvolvido em todas as disciplinas do curso, principalmente as profissionalizantes.
  2. b. A capacidade de buscar solução de problemas, de ser criativo e inovador, desenvolvida em sala de aula por uma nova postura do professor “como orientador“ conduzindo o aluno desde o início de seu curso a buscar o conhecimento por si próprio ou aprender a aprender.
  3. c. Capacidade de comunicação oral e escrita, desenvolvida nas diversas disciplinas, principalmente da área humana.
  4. d. Liderança e iniciativa, desenvolvida em atividades extraclasse, através de palestras, encontros e disciplinas extracurriculares durante o curso, sob a orientação do professor em sala de aula.
  5. e. Disposição para trabalhos em parcerias, desenvolvido em sala de aula e trabalhos extraclasse, acompanhados pelo professor.

 

 

Atribuições dos Diplomados em Engenharia Industrial Mecânica

 

Atribuições profissionais conforme Resolução nº 218 de 29 de junho de 1973, do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

  • O profissional receberá suas atribuições pela Res. 218/73 se sua matrícula inicial, na Instituição de Ensino, tiver sido efetivada antes da entrada em vigor da Res. 1010 (isto é 1 de julho de 2007).
  • Os matriculados após a entrada em vigor da Resolução 1010/05 estarão sujeitos à mesma.
  • Profissionais, registrados ou não, poderão fazer a opção pela Res. 1010, com a apresentação do seu currículo escolar, desde que a IE esteja cadastrada, com seus cursos, no SIC.
  • Supervisão, coordenação e orientação técnica.
  • Estudo, planejamento, projeto e especialização.
  • Estudo de viabilidade técnica e econômica.
  • Assistência, assessoria e consultoria.
  • Direção de obras e serviço técnico.
  • Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico.
  • Desempenho de cargo e função técnica.
  • Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio, e divulgação técnica e extensão.
  • Elaboração de orçamento.
  • Padronização, mensuração e controle de qualidade.
  • Execução de obras e serviço técnico.
  • Produção técnica especializada.
  • Condução de trabalho técnico.
  • Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção.
  • Execução de instalação, montagem e reparo.
  • Operação e manutenção de equipamento e instalação.
  • Execução de desenho técnico.

Pode atuar como empregado ou profissional liberal, responsabilizando-se tecnicamente por pessoa jurídica.

 

 

Topo

 


 

Disciplinas

 

 

Disciplinas (por grupo)

 

 

 

Disciplinas (todas)

 

 

Topo


 

Grades Curriculares

 

 

 

Topo