Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Auxílio Financeiro ou Ajuda de Custo para estudantes de pós-graduação

Existe diferença entre AUXÍLIO FINANCEIRO e AJUDA DE CUSTO para estudantes de pós-graduação:

  • Se for requisitado AUXILIO FINANCEIRO (item 86164 e o elemento de despesa 339018.04) não é necessário anexar documentos à requisição e também não existe prestação de contas (apresentação de comprovantes de despesas) junto ao setor financeiro. O Programa define o montante necessário, que deve ser inferior ao valor equivalente de diárias devido a um professor. Mesmo não havendo a necessidade de encaminhar certificado ou comprovante de participação posteriormente ao setor financeiro, recomenda-se que o Programa solicite e mantenha na pasta do aluno alguma forma de comprovação da participação, a fim de que possa apresentar em eventual auditoria. A requisição deve seguir antes do período de realização do evento, para não caracterizar ressarcimento.
  • Para solicitações de AJUDA DE CUSTO (elemento de despesa 339093.03) é necessária a apresentação de comprovantes (recibos) em nome da UTFPR e o pagamento não pode ser feito posteriormente. Neste caso a prestação de contas deve considerar o procedimento a seguir:

Ajuda de Custo

Finalidade: A Ajuda de Custo tem por finalidade de, sempre que possível e dentro da política de de cada Programa de Pós-Graduação, ajudar o estudante nas despesas com Hospedagem, Alimentação e Locomoção Urbana quando da sua participação em eventos, workshops e conferências nacionais e internacionais.

Por se tratar de Ajuda de Custo existe a necessidade de prestação de contas e restituição para a União de eventuais saldos não utilizados.

Modelo de Relatório para Prestação de Contas de Ajuda de Custo para Viagens

Procedimento para restituição, por estudantes, do saldo não utilizado da Ajuda de Custo referente à participação em eventos.

1) Acessar o sitio do Tesouro Nacional.

 

Observações importantes: A Ajuda de Custo é restrita para hospedagem, alimentação e locomoção urbana. Locomoção urbana restringe-se a taxi ou outros desde que fornecido recibo em nome da UTFPR.

a) As Notas Fiscais devem estar em nome da UTFPR, Av. Sete de setembro 3165, 80230-901 Curitiba PR CNPJ N.º 75.101.873/0008-66 e sem rasuras.

b) Viagens internacionais: nos recibos solicitar, sempre que possível, a indicação do CNPJ e acrescentar no Relatório da Viagem a tradução resumida das despesas; anexar a cotação do dólar comercial (venda) na data do início da viagem (www4.bcb.gov.br/pec/conversao/conversao.asp).

c) Não é permitido incluir passagens aéreas e rodoviárias nessa prestação de contas, pois existe uma empresa licitada para esse serviço.

d) O procedimento para emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para restituição do saldo está disponível em www.dirppg.ct.utfpr.edu.br acessar <Área Administrativa>.

e) A UTFPR não complementará o valor adiantado, mesmo que os gastos sejam superiores..

 

2) Preencher os campos da Guia de Recolhimento da União (GRU) com os dados a seguir:

Unidade Gestora: 154358

Código de Recolhimento: 68888-6

page1GRU.png
3) Clicar em Avançar
page2GRU.png

- Referência: 15.000
- Competência: o mês de emissão da GRU;
- Vencimento: dia escolhido para o vencimento conforme acordo com o departamento;
- CPF: CPF do Estudante;
- Nome do Contribuinte: Nome do Estudante;
- Valor principal: valor da GRU;
- Valor total: valor da GRU.

4 - Clicar em Emitir GRU;

5 - Imprimir e pagar SOMENTE no Banco do Brasil.

(PDF das instruções para Emissão da GRU)