Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial curitiba Estrutura do Câmpus Diretorias Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Bolsas e Auxílios

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - DIRPPG

Programas que fomentam atividades de pesquisa e pós-graduação na UTFPR Câmpus Curitiba

 

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM)

O PIBIC-EM, financiado com recursos do CNPq, visa fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, bem como desenvolver as atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes do ensino médio. Informações adicionais CNPq.

 

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-JR)

O PIBIC-JR, financiado com recursos da Fundação Araucária e do CNPq, visa ampliar a articulação existente entre o Ensino Superior, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, oportunizando uma parceria eficaz para a melhoria da qualidade do ensino em seus diferentes níveis e na formação de futuros profissionais.

 

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)

O PIBIC visa estimular o pensamento científico e a iniciação à pesquisa de estudantes de graduação. Objetivos gerais: contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa; contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo de titulação dos alunos em cursos de mestrado e doutorado; e contribuir para que diminuam as disparidades regionais na distribuição da competência científica no Brasil, em particular no Estado do Paraná. Informações adicionais.

 

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ações Afirmativas (PIBIC-AF)

PIBIC voltado a alunos cotistas - oriundos de escolas públicas.

 

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI)

 

Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME)

Programa coordenado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que concede bolsas (CNPq) de Iniciação Científica e de Mestrado a alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ou da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Há atualmente no Campus Curitiba 7 alunos bolsistas deste Programa, que é realizado em parceria com o Departamento de Matemática da UFPR, sendo que o responsável na UTFPR pelo PICME é o Prof. Dr. Rodolfo Begiato, do Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT). Bolsas PICME vigentes na UTFPR.

 

Programa de Assistência ao Ensino (PAE)

Conduzido em parceria entre a Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) e a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG), este Programa visa aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de graduação e fomentar a integração entre a graduação e a pós-graduação. O PAE é direcionado aos discentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR. Informações adicionais.

 

Programa de Demanda Social (CAPES DS)

Visa promover a formação de recursos humanos de alto nível, por meio de concessão de bolsas a cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). As bolsas de estudo CAPES DS são gerenciadas pelas instituições e cursos de pós-graduação, que são responsáveis pela seleção e acompanhamento dos bolsistas, conforme orientações da CAPES. Informações adicionais.

 

Programa Institucional de Qualificação Docente para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (PIQDTec)

Possibilita a concessão de bolsas de mestrado e doutorado a servidores do quadro de pessoal permanente da UTFPR, que sejam admitidos como alunos regulares em Programas de Pós-Graduação stricto sensu no país. Informações adicionais.

 

Programa de Formação Doutoral Docente (PRODOUTORAL)

Tem como objetivo geral estimular a elaboração e a implementação de estratégias de melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão na UTFPR, de modo a apoiar esforços institucionais para a capacitação e para o aprimoramento da qualificação dos seus docentes, visando à consolidação de grupos de pesquisa e à formação de programas de pós-graduação. Informações da CAPES. PRODOUTORAL na UTFPR.

 

Programa de Apoio Institucional para Organização e Participação em Eventos Técnico-Científicos

Visa conceder apoio financeiro, com recursos da Fundação Araucária, para a organização e/ou participação em eventos relacionados com ciência e tecnologia, nas diversas Áreas de Conhecimento, destinados ao intercâmbio de experiências entre pesquisadores e/ou a divulgação dos resultados de seus trabalhos. Informações adicionais.

 

Programa de Apoio a Eventos no Exterior (AEX / CAPES)

Visa apoiar a participação de doutores em eventos científicos no exterior, com vistas à apresentação de trabalhos científicos, de modo a propiciar a visibilidade internacional da produção científica, tecnológica e cultural geradas no país. Informações adicionais.

 

Referências adicionais

Ações do documento