Você está aqui: Página Inicial curitiba Estrutura do Câmpus Diretorias Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Mestrado e Doutorado CPGEI Edital de Defesas 2011 CPGEI (Mestrado) Amanda Cristina dos Santos 30/08/11

CPGEI (Mestrado) Amanda Cristina dos Santos 30/08/11

Defesa Pública de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial
Quando 30/08/2011
das 14h00 até 17h00
Onde Sala de Defesas C301
Nome do Contato Hugo Schelin
Participantes Prof. Hugo Schelin, Dr., Orientador - UTFPR
Banca examinadora:
Prof. Hugo Schelin, Dr., Presidente - UTFPR
Prof. Margio Klock, Dr., UFPR-Litoral
Prof. João Setti, Dr., UTFPR
iCal

Avaliação da Qualidade da Imagem e Dose na Paciente em Mamografia Analógica e Digital

Resumo: O objetivo do trabalho foi estimar o kerma incidente (Ki) e a dose glandular média (DG) em pacientes submetidas a mamografias nas projeções crânio-caudal (CC) e médio-lateral-oblíqua (MLO), nos sistemas de aquisição de imagens analógico e digital CR. A estimativa foi realizada através de cálculos matemáticos, tendo como base estudos computacionais utilizando simulações de Monte Carlo. Este estudo fez parte de um estudo maior em mamografia, coordenado pela IAEA, cujos dados fizeram parte da representação dos dados brasileiros no estudo da América Latina. Foram escolhidas mamografias cuja mama exposta tinha aproximadamente 50% de glandularidade e 50% de adiposidade. Dados da técnica radiográfica utilizada nos exames, assim como a espessura da mama comprimida, foram registrados em planilhas especificas e o cálculo foi realizado com base em testes de rendimento do tubo de raios X dos mamógrafos. Além disso, as mamografias acompanhadas foram analisadas quanto a critérios de qualidade da imagem. Foram acompanhadas 100 exposições, sendo 50 analógicas e 50 digitais. Os resultados mostraram que as imagens foram predominantemente aceitas quanto aos critérios de qualidade da imagem estabelecidos pela IAEA, com melhores resultados do sistema digital. Os valores de Ki e DG encontrados para o objeto simulador estavam de acordo com o recomendado, mas os calculados para as pacientes estavam mais altos, principalmente o Ki. O sistema digital obteve doses mais baixas e melhor qualidade de imagem. Os resultados sugerem que os exames devem ser realizados com o devido cuidado, de maneira a oferecer qualidade de imagem para o diagnóstico em doses tão baixas quanto razoavelmente exeqüíveis. O treinamento contínuo dos profissionais da mamografia deve ser realizado de maneira e oferecer exames adequados ao diagnóstico, protegendo os pacientes e mantendo a qualidade do serviço a todos.
Palavras-chave: mamografia, dosimetria, dose glandular média

Evaluation of Image Quality and Patient Dosis in Analog and Digital Mammography
Abstract: The aim of this work was to estimate the incident kerma (Ki) and mean glandular dose (DG) in patients who underwent mammograms in craniocaudal projections (CC) and mediolateral-oblique (MLO), at the analog and digital systems. The estimation was performed using mathematical calculations based on computational studies using Monte Carlo simulations. This study was part of a larger study in mammography, coordinated by the IAEA, whose data were included in the representation of Brazilian data in the study of Latin America. Mammograms with 50% of glandular tissue and 50% of fat were selected. Data from the radiographic technique used in the examinations, as well as the compressed breast thickness were recorded in spreadsheets and specific calculation was made based on output tests of the X-ray tube for mammography. In addition, the mammograms were analysed with the criteria of image quality. The amount of examinations were 100 mammograms, 50 analog and 50 digital. The results showed that the images were largely accepted as the criteria for image quality established by the IAEA, with better results from digital system. The values of Ki and DG for the phantom were according to the recommended, but those calculated for the patients were higher, especially the K_i. Digital system produced lower dosis and better results on image quality. The results suggests that the examinations must be conducted with due care in order to offer image quality in dosis as low as reasonably achievable. The permanent training of mammographers should be conducted in a manner to provide exams with quality, protecting the patient and maintaining the quality of service to all patients treated.
Keywords: mammography, dosimetry, mean glandular dosis
Lista de publicações:
Amanda Cristina dos Santos ; SCHELIN, H. R. ; Lorena Elaine Porto ; Ana Paula Bunick ; TILLY JR, João G ; KHOURY, Helen ; FERREIRA, J. R. L. . EVALUATION OF ENTRANCE SKIN DOSE IN PEDIATRIC X-RAY EXAMINATIONS IN A UNIVERSITY HOSPITAL IN CURITIBA, BRAZIL. In: XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2010, Tiradentes. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica. São Paulo : Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, 2010. v. 1. p. 1-4.

Amanda Cristina dos Santos ; Lorena Elaine Porto ; Ana Paula Bunick ; Andressa Meinhart Gomes ; SCHELIN, H. R. . AVALIAÇÃO DE DOSE DE ENTRADA NA PELE EM EXAMES PEDIÁTRICOS DE TÓRAX NO HOSPITAL DE CLÍNICAS EM CURITIBA. In: XIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2009, Pato Branco. Anais do XIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2009. v. 1. p. 1-4.

Lorena Elaine Porto ; OLIVEIRA, Ana Luiza de ; HUGO SCHELIN ; Amanda Cristina dos Santos ; LUNELLI, Neuri A ; PASCHUK, Sergei ;TILLY JR, João G ; Enio Rogacheski ; KHOURY, Helen Jamil ; FERREIRA, J. R. L. . AVALIACAO DE KERMA DE ENTRADA NA PELE EM EXAMES PEDIATRICOS NO HOSPITAL DE CLINICAS DE CURITIBA. In: 21º Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2008, Salvador. Anais do 21º Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2008. v. 1. p. 1-4.

registrado em: