Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial curitiba Estrutura do Câmpus Diretorias Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Mestrado e Doutorado CPGEI Edital de Defesas 2011 CPGEI (Qualificação): Janine Nicolosi Corrêa 30/09/10

CPGEI (Qualificação): Janine Nicolosi Corrêa 30/09/10

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial.
Quando 30/09/2010
das 14h00 até 17h00
Onde Sala de Defesas C301
Nome do Contato Sergei Anatolyevich Paschuk
Participantes Orientador Dr. Hugo Reuters Schelin UTFPR
Coorientador Dr. Sergei Anatolyevich Paschuk UTFPR
Banca Examinadora:
Dr. Vanderley de Vasconcelos CDTN
Dr. Joaquim Teixeira de Assis IPRJ/UERJ
Dr. Valery Denyiak - Instituto de Física e Tecnologia de Kharkov
iCal

Avaliação da exposição humana ao gás radônio em residências de cidades do estado do Paraná

Resumo: Tendo em vista o crescente interesse dos organismos internacionais e nacionais em se conhecer os níveis de radônio no ar, em águas, principalmente em poços, e a escassez destes dados em esfera nacional, o grupo de pesquisa em radiações da UTFPR, em colaboração com o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN / CNEN) e com o Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD / CNEN) tem mantido uma parceria onde se realizam medidas de radônio no ar, solos e águas. Estas medidas têm sido feitas pelo grupo desde 2003 e o laboratório especializou-se em medidas no ar, por meio de detectores do estado sólido e em solo e água, por meio de equipamento eletrônico de medidas instantâneas. Esta tese apresenta os resultados das concentrações de 222Rn em 98 ambientes residenciais e em 31 amostras de águas de poços da região de Curitiba-PR. As medidas indoor foram feitas por meio de detectores do estado sólido CR39, expostos por cerca de 90 dias em cada ambiente. Os detectores foram revelados e o número de traços por cm2 para cada detector foi determinado. Os cálculos das concentrações de 222Rn nestes ambientes ainda dependem de trabalho de calibração já feito em laboratório no Japão, mas no aguardo dos resultados As concentrações de 222Rn em águas de poços foram medidas em amostras de 100mL, em intervalos de alguns dias, por meio do monitor de radônio AlphaGUARD. Os cálculos das concentrações foram feitos a partir da curva de decaimento do 222Rn transportado do solo para a água e do 222Rn em equilíbrio secular com o 226Ra, na amostra. Os resultados indicaram que cerca de 70% dos valores das concentrações de 222Rn ficaram acima do valor recomendado de 11Bq/L, representando risco à saúde humana por meio dos malefícios causados por este radionuclídeo.

Palavras-chave: Radônio, risco radiológico, SSNTD.

Evaluation of human exposition to radon in dwellings of paraná state cities (urban areas)

Abstract: Considering the growing interest of International Agencies and national Govermental organs in studies and measurements of radon activity in air, soil gas and water (mainly from artesian wells) as well as scarceness of such measurements at Brasilian territory, present studies were initiated by the Laboratory of Applied Nuclear Physics of Federal University of Technology – Paraná (UTFPR) in collaboration with the Institute of Radiation Protection and Dosimetry (IRD) and the Center of Nucleat Technology Development (CDTN) of Brazilian Comeetee on Nuclear Energy (CNEN). This Colaboration started in 2003. Radon monitoring program is based mainly on use of Solid State Nuclear Track Detectors for radon activity measurements in air. Instant electronic radon detectors are used for radon measurements in soil gas and water. Current work presents the results of 222Rn activity measurements in air of 98 dwellings of Curitiba-PR and radon concentration in water samples from 31 artesian wells from the same urban area. The indoor measurements of radon activity were performed using Solid State Nuclear Track Detectors CR-39 which were exposed in air of dwelling during time interwals of about 90 days. After the exposition, CR-39 detectors were submitted to chemical development which permitted to make alpha particle tracks counting. The final presentation of absolute values of radon activity in air depends on the results of calibration of CR-39 together with efficiency of used exhalation chambers as well as alpha particle tracks chemical development procedure which is in progress actually in one specialized Laboratory in Japan. The studies of radon activity in water were performed using the samples of 100ml of water from artesian wells submitted to recursive measurements by instant radon detector AlphaGUARD during few weeks with intervals of about 4 days between each measurment approximately. The calculations of initial radon activity in water were done considering the obtained decay curve of 222Rn as well as equilibrium level of 222Rn and 226Ra observed after 30 days of measurements. Obtained results show that about 70% measured activity levels of 222Rn are higher then recommended value of 11Bq/l which represent the risk for the human health associated with this radionuclide.

Keywords: Radon; 222Rn; Ionizing Radiation; Artesian Well Water; Indoor Measurements; SSNDT.