Você está aqui: Página Inicial curitiba Estrutura do Câmpus Diretorias Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Mestrado e Doutorado CPGEI Edital de Defesas 2012 CPGEI (Doutorado) Valmir de Oliveira - 28/02/2012

CPGEI (Doutorado) Valmir de Oliveira - 28/02/2012

Defesa Pública de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial
Quando 28/02/2012
das 08h00 até 12h00
Onde Sala de Defesas C301
Nome do Contato Prof. Hypolito José Kalinowski
Participantes Prof. Hypolito José Kalinowski, Dr. Orientador - UTFPR
Profª. Marcia Muller, Dr. Co-orientador - UTFPR
Banca examinadora:
Prof. Hypolito José Kalinowski, Dr. Presidente - UTFPR
Prof. Luiz Carlos Guedes Valente, Dr. - PUC-RJ
Profª. Mônica de Lacerda Rocha, Dr. - USP-SC
Prof. José Luís Fabris, Dr. - UTFPR
Prof. Jean Carlos Cardozo da Silva , Dr. - UTFPR
iCal

Resumo: Este trabalho apresenta descrições e resultados de processos de pré-tratamento da fibra ótica e/ou pós-tratamento das redes de Bragg, com o objetivo de estabilizar e garantir a permanência dessas redes por longos períodos, operando em temperaturas altas. São apresentados os dados do crescimento e da durabilidade de redes gravadas em fibra monomodo padrão e fotossensível não hidrogenada e hidrogenadas e de redes regeneradas, gravadas nas mesmas fibras previamente hidrogenadas.
Palavras-chave: Redes de Bragg, Sensores de Alta Temperatura, Redes Regeneradas

Fiber Bragg Gratings for Measurements at High Temperatures

Abstract: This work presents a description and results regarding pre-treatment of the optical fiber and / or post-treatment of fiber Bragg gratings, in order to stabilize such gratings during long time intervals, operating at high temperatures. Results are presented concerning the growth and high temperature decay of gratings recorded in non-hydrogenated and hydrogenated standard single-mode and photosensitivity fibers and regenerated gratings, recorded in the same fibers, but previously hydrogenated.
Keywords: Bragg Gratings, High Temperature Sensors, Regenerated Gratings

Lista de publicações:

PATERNO, A. S.; OLIVEIRA, V. de; KALINOWSKI, H. J., “Automated photosensitivity enhancement in fused fiber optic tapers”. Journal of Microwaves and Optoelectronics, v. 10, p. 24-32, 2011.

OLIVEIRA, V. de; MULLER, M.; KALINOWSKI, H. J., “Bragg gratings in standard nonhydrogenated fibers for high-temperature sensing”. Applied Optics (Cessou em 1989. Foi desdobrado em três: ISSN 1540-8973 Applied Optics. Information Processing, Applied Optics. Optical Technology e Ap, v. 50, p. E55-E58, 2011.

OLIVEIRA,V. de; KALINOWSKI H. J., “Strongly Regenerated Bragg Gratings in Standard Single-Mode Fibres”. 4th European Workshop on Optical Fibre Sensors-EWOFS’2010; Porto, Portugal, 2010.

OLIVEIRA, V.de ; KALINOWSKI, H. J., “Enhanced thermal stability of Bragg gratings for high temperature sensing”. Asia-Pacific Optical Sensors Confence 2010, Guangzhou. Proceedings of APOS 2010. Guangzhou : Jinan University, 2010. p. WE1-1-WE1-2.

OLIVEIRA, V.de ; ABE, I.; MULLER, M.; KALINOWSKI, H. J., “High temperature Bragg grating sensors for oil and gas applications”. International Conference on Fiber Optics and Photonics - PHOTONICS 2010, 2010, Guwahati. Proceedings PHOTONICS 2010. Guwahati: Indian Institute of Technology - Guwahati, 2010. v. CD-ROM. p. 236_SEN(1)-236_SEN(4).

registrado em: