Você está aqui: Página Inicial curitiba Estrutura do Câmpus Diretorias Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Mestrado e Doutorado CPGEI Edital de Defesas 2012 CPGEI (Mestrado) Carlos Eduardo de Andrade Lima da Rocha - 13/08/12

CPGEI (Mestrado) Carlos Eduardo de Andrade Lima da Rocha - 13/08/12

Defesa Pública de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial
Quando 13/08/2012
das 09h30 até 12h30
Onde Sala C301
Nome do Contato Prof. Fábio Kurt Schneider
Participantes Prof. Fábio Kurt Schneider, Dr. Orientador - UTFPR
Christian Luiz da Silva, Dr. Co-orientador - UTFPR
Banca examinadora:
Prof. Fábio Kurt Schneider, Dr. Presidente - UTFPR
Prof. Stenio Perdigão Fragoso, Dr. - FIOCRUZ
Prof. Bertoldo Schneider Jr, Dr. - UTFPR
iCal

Proposta de um sistema de apoio ao processo decisório na área de Biociências: uma abordagem do Instituto Carlos Chagas - Fiocruz Paraná.

Resumo: A área de biociências tem promovido mudanças significativas na competência nacional vinculada à inovação no campo da saúde, criando bases científicas favoráveis para a construção de políticas públicas de C,T&I, também tem se apresentado como dimensão estratégica de destaque na formação de recursos humanos no âmbito das áreas portadores de futuro, bem como, pela instalação e consolidação de organizações atreladas ao processo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Desta forma, as atividades biotecnológicas demandam processos decisórios mais precisos e consistentes e que considerem as variáveis inerentes ao ambiente organizacional próprio das Instituições de Ciência e Tecnologia. Nesse contexto, o presente trabalho pretende apresentar uma proposta de modelo de um sistema de apoio ao processo decisório na área de biociências com implementação de um Software desenvolvido em linguagem de programação C++. O modelo foi desenvolvido considerando o âmbito do Instituto Carlos Chagas - Fiocruz Paraná, tendo em vista a análise preliminar sob a ótica de dois grupos de variáveis das propostas de projetos, objetivando auxiliar os gestores na etapa de avaliação de requisitos fundamentais para aceitação de projetos de pesquisa, articulados com a implementação de ações voltadas às políticas de C,T&I em Saúde Pública.
Palavras-Chave: Sistema de Apoio à Decisão. Biotecnologia. Políticas Públicas. Inovação. Saúde Pública.

Proposal for a Decision Support System in the Biosciences: an approach to the Instituto Carlos Chagas - Fiocruz Paraná

Abstract: The area of ​​biosciences has promoted significant changes in national competence linked to innovation in health care by creating scientific favorable for the construction of public policies on ST & I, has also been presented as a strategic dimension of prominence in the training of human resources within areas of future patients, as well as the installation and consolidation of organizations linked to the process of Research, Development and Innovation. Thus, the activities biotechnological processes require more accurate and consistent decision-making and consider the variables inherent in the organizational environment itself Institutions of Science and Technology. In this context, this paper aims to propose a model of a system of policy making in the area of ​​biosciences with implementation of a software developed in programming language C + +. The model was developed considering the scope of the Instituto Carlos Chagas - Fiocruz Paraná, in view of the preliminary analysis from the perspective of two groups of variables of project proposals, aiming to assist managers in the evaluation phase of the fundamental requirements for acceptance of projects research, articulated with the implementation of actions aimed at policy, ST & I in Public Health.
Keywords: Decision Support System. Biotechnology. Public Policies. Innovation. Public Health.

registrado em: