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CPGEI (Mestrado) Felipe Mezzadri-14/12/12

Defesa Pública de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial
Quando 14/12/2012
das 10h00 até 12h00
Onde Sala I002-A confirmar
Nome do Contato Prof. Cicero Martelli
Participantes Prof. Cicero Martelli, Dr. Orientador - UTFPR
Banca examinadora:
Prof. Cicero Martelli, Dr. Presidente - UTFPR
Examinador:
Prof. Sérgio Ricardo Kokay Marikawa, Dr. - PETROBRAS
Prof. Valmir de Oliveira, Dr. - UTFPR
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Monitoramento de temperatura em turbina de motor diesel de locomotiva com sensor a fibra óptica

Resumo: Esta dissertação descreve a fabricação, aplicação e os resultados de um sensor de fibra óptica baseada em redes de Bragg regeneradas para a medição de elevadas temperaturas dos gases de exaustão em uma turbina de motor diesel de locomotiva. É proposto um encapsulamento para a FBG com peças em aço inoxidável o qual foi fixado na superfície da turbina. O sensor foi posto a prova sendo submetido em testes em campo variando a potência do motor. Nas mesmas condições também foi aplicado um sensor convencional termopar. Foi possível demonstrar que os valores de temperatura medidos pelos sensores, tanto o sensor a fibra óptica quanto o convencional, seguem a mesma tendência da potência gerada pelo motor e, dessa forma, foi demonstrado a eficiência do funcionamento dos sensores mostrando a medição de temperaturas na turbina.
Palavras-chave: redes de Bragg, alta temperatura, motor diesel, turbina, tubo de exaustão.

Monitoring temperature in turbine diesel engine with a fiber optic sensor

Abstract: This paper describes the fabrication, implementation and results of a fiber optic sensor based on Bragg gratings regenerated for measurement of high temperatures of the exhaust gases in a turbine diesel engine locomotive. The proposed sensor with an encapsulation with stainless steel parts which is laid down on the surface of the turbine. The sensor has been challenged undergoing field tests at varying engine power. Under the same conditions we also applied a conventional thermocouple sensor. It was possible to demonstrate that the temperature values measured by the sensors, both the optical fiber sensor as the conventional follow the same trend of the power generated by the engine and thus demonstrated the efficiency of the operation of sensors measuring temperatures showing in turbine.
Keywords: fiber Bragg gratings, high temperature, diesel engine, turbine, exhaust pipe

Lista de publicações:

MEZZADRI, F. JANZEN, F. CANNING, J. COOK, K. MARTELLI, C. MONITORAMENTO DE TEMPERATURA EM TURBINA DE MOTOR DIESEL DE LOCOMOTIVA COM SENSOR A FIBRA ÓPTICA.



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